Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

A empresa Águas do Algarve lançou, nesta sexta-feira, o concurso público internacional para a contratação da empreitada do “Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve – Solução da Tomada de Água do Pomarão”.

A empreitada, que será dividida em três lotes, tem um preço base de 101 milhões de euros e um prazo de execução de 460 dias.

Este projeto, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integrando a sua Componente C09, tinha sido objeto de um pedido de aumento do valor de investimento por parte da Águas do Algarve, de 72, 8 milhões de euros para 109 milhões de euros, verba que contempla a empreitada e estudos.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Considerando os pareceres emitidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, autorizou a nova verba, através de um despacho.

“Concordámos que, face à grande importância estratégica desta obra, e à manifesta insuficiência dos valores inicialmente projetados face aos objetivos que se pretendia atingir, se justificava este reforço de verbas para garantir a execução de um projeto que terá reflexos muito positivos na disponibilidade hídrica
no Algarve”, explica Maria da Graça Carvalho, sublinhando que “este é um investimento que se destina, exclusivamente, a satisfazer as necessidades de água para consumo humano”.

A ministra do Ambiente realça ainda que “a realização desta obra só é possível porque, graças a um grande trabalho técnico e político desenvolvido ao longo de vários meses, foi assinado com a Espanha um entendimento, no âmbito da Convenção de Albufeira, que entre outros aspetos abriu caminho à definição de um regime ecológico para o rio Guadiana, com a água remanescente a ser partilhada de forma equitativa entre os dois países”.

Maria da Graça Carvalho estará este domingo, em Faro, às 14 horas, na cerimónia do anúncio de lançamento do concurso de construção da Tomada de Água do Pomarão e da Assinatura de Protocolos que irão permitir a implementação de soluções definitivas de acesso a água para consumo humano às populações da Mesquita e do Espírito Santo, no concelho de Mértola.

Nessa mesma cerimónia, será celebrado um protocolo entre a Águas do Algarve e a Câmara Municipal de Castro Marim, para a reabilitação da rede de saneamento desse concelho, com o objetivo de reduzir as afluências indevidas de água salobra e a incrementar a utilização de água para reutilização pelo setor agrícola e golfe.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Autocaravanas na Praia da Marinha_Agosto 2016_01

Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo com campanha nacional

IMAGEM-lince-iberico

População de lince ibérico aumentou 19% num ano e supera os 2.400 animais

PRISÃO_GRADES_2

Prisão preventiva para suspeito de maltratar família em Viana do Alentejo