As 23 propostas elegíveis ao Orçamento Participativo Jovem Portimão 2024/2025, escolhidas de entre um total de 71 submetidas, já ser consultadas online, «decorrendo de 16 a 30 de Dezembro o respetivo período de reclamação», anunciou a Câmara Municipal.
A votação das propostas, que apresentam orçamentos compreendidos entre os 4000 e os 25.000 euros, terá lugar no mesmo site entre 8 e 31 de Janeiro e «estará disponível apenas para os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos que se registem na plataforma Mypolis».
A apresentação pública das propostas mais votadas vai ter lugar durante o mês Fevereiro, «estimando-se que a respetiva implementação ocorra entre Março e Dezembro de 2025».
«Na primeira fase, foram realizadas sessões de promoção e divulgação do OPJ em todas as escolas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, Secundário, Profissional e Universitário de Portimão e no Instituto do Emprego e Formação Profissional local, a que se seguiram a fase de capacitação de jovens e os encontros de participação e apoio à elaboração e submissão das propostas», descreve a Câmara de Portimão.
Os jovens participantes têm idades entre os 12 e os 30 anos e «enviaram propostas nas mais diversas áreas, nomeadamente relacionadas com o desporto (21), as atividades artísticas e culturais (8), a educação (6), as bibliotecas e documentação (4), a ação social (4), o ambiente (14), a gestão urbanística e mobilidade (6), as obras e gestão de equipamentos públicos (3), a modernização e sistemas de informação (4) e o desenvolvimento económico e empreendedorismo (1)».