Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Cinco filmes que exploram «diferentes perspetivas sobre migração, identidade e direitos humanos». A mostra “Humaniza” é exibida na próxima terça-feira, 10 de Dezembro, a partir das 18h00, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro. 

Esta mostra é uma produção do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em parceria com o Cineclube de Faro e os Caminhos do Cinema Português.

A primeira sessão, “Encurtando Fronteiras” (18h00), apresenta três obras que colocam rostos e histórias nos números da migração global: “A Short Film About Kids”, onde quatro crianças palestinianas sonham com a sua primeira visita ao mar; “Under the Wing of a Night”, um retrato íntimo de uma jovem ucraniana construindo uma nova vida em Bruxelas; e “Terceiro Andar”, que nos leva ao coração de Lisboa onde uma família guineense reflete sobre amor e pertença.

jf-quarteira

A noite prossegue com “Narrativas sobre a Europa” (21h30), incluindo a estreia mundial de “Populism Performing Democracy”, um documentário do projeto UNPOP que analisa as dinâmicas emocionais do populismo contemporâneo, seguido de “Limits of Europe”, uma investigação corajosa sobre a exploração laboral na Europa, através do olhar de uma jornalista infiltrada.

Em ambas as cidades, as sessões serão seguidas de debates com realizadoras e migrantes, criando um espaço de diálogo sobre o direito a migrar. Em Coimbra, haverá a presença de Lesia Diak e Pavlo Kravchuk, em Faro participam Luciana Fina e Oussama Boukhari.

A Humaniza marca também o lançamento do documentário “Populism Performing Democracy” e celebra a aproximação do Dia Internacional das Migrações (18 de Dezembro), constituindo um momento único de reflexão sobre a importância da dignidade humana em movimento.

 



inframoura cada gota importa
festival de caminhadas

Também poderá gostar

CR_Fotos de Faro Jardim da Alameda

Faro volta a viver Primavera Literária

gregorio duvivier

Gregório Duvivier toca no “Céu da Língua” no Teatro das Figuras

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves