Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Dar a conhecer aos mais jovens as histórias e o património local da Guia. Este é o objetivo do novo projeto “Guia-te” que foi apresentado esta segunda-feira, 16 de Dezembro. 

Esta iniciativa tem «o intuito de dar a conhecer aos mais jovens, as histórias e o património local», explicou Dinis Nascimento, presidente da Junta de Freguesia da Guia, entidade promotora do projeto.

Para o efeito, foi oferecido um guia com um mapa da freguesia, os principais pontos de interesse e uma breve descrição de cada ponto. Cada descrição contém um QR code, que dá acesso a um vídeo explicativo em que o “Gui” – personagem interpretado por Roberto Leandro – nos dá mais explicações sobre cada local.

festas da cidade de olhao

Durante a apresentação, todos foram convidados a abrir o livro e, excecionalmente, a utilizar os telemóveis para aceder a alguns dos vídeos.

O momento contou com a presença de Edgar Dias, coordenador da Escola, da subdiretora do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, Dora Simões e da presidente da APEGUIA, Sónia Aniceto.

Dinis Nascimento adianta que «este pretende ser o primeiro de uma coleção de publicações, todas de temáticas diferentes, mas com um denominador comum: a nossa freguesia».

O autarca sublinha que, «apesar de ser um projeto pensado para os mais jovens, acreditamos que toda a família se vai divertir com os passeios e as histórias do Gui e as suas curiosidades sobre a nossa terra».

Para Dinis Nascimento, este projeto «visa aproximar os mais novos da história e património locais, abrindo uma janela para o passado e o presente desta freguesia, permitindo que as novas gerações conheçam e valorizem as tradições, monumentos e histórias locais».

«Com este trabalho, a Junta de Freguesia da Guia espera despertar a curiosidade e o orgulho nos jovens, incentivando-os a explorar e preservar o legado que nos foi deixado», completou o autarca.

O livro está a ser distribuído pelas escolas.

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

Sul Informação - Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal

Professor do Algarve é um dos dois vencedores do “Global Teacher Prize Portugal”

Sul Informação - Algarve2030 promove Encontro sobre Boas Práticas no Sucesso Escolar

Algarve2030 promove Encontro sobre Boas Práticas no Sucesso Escolar

Sul Informação - Oficinas dão a conhecer Património Cultural Imaterial de Tavira às novas gerações

Oficinas dão a conhecer Património Cultural Imaterial de Tavira às novas gerações