Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

O Governo português vai indicar à Infraestruturas de Portugal que crie uma equipa de trabalho conjunta com a sua congénere espanhola, a Adif, no sentido de avançar com os estudos da ligação ferroviária entre Faro e Sevilha.

O anúncio foi feito por um representante de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, durante o II Encontro Faro-Huelva-Sevilha pela Alta Velocidade, que decorreu esta segunda-feira, em Faro.

Este avanço, que vem no seguimento da inscrição do compromisso de avançar com estes estudos nas conclusões da mais recente Cimeira Luso-Espanhola, que decorreu em  Outubro em Faro, foi realçado tanto por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, como por José Apolinário, presidente da CCDR do Algarve.

sessões de cinema de inverno

No caso do edil farense, que com os seus congéneres de Huelva e Sevilha, a alcaldesa Pilar Miranda e o alcalde José Luís Sanz, respetivamente, promoveu o encontro, esta é considerada uma boa notícia.

«É uma evolução muito positiva. Estamos todos extremamente satisfeitos», revelou Rogério Bacalhau, que se disponibilizou «a trabalhar tanto com a Infraestruturas de Portugal como com a Adif na dinamização do estudo».

Esta foi a segunda reunião promovida pelos três municípios, a primeira das quais teve lugar em Huelva, em Fevereiro, e serviu «como forma de pressionar os Governos espanhol e português».

Meses depois, e «já com a satisfação de ver que há avanços», as autarquias voltaram a reunir-se e já agendaram um terceiro encontro, em Sevilha, para o ano que vem.

Durante a sessão, Rogério Bacalhau considerou que esta é «uma infraestrutura que simboliza progresso, cooperação transfronteiriça, sustentabilidade e partilha cultural e a conectividade».

«Assumimos um compromisso histórico, que leva as nossas regiões a aprofundar uma ligação, que vai muito além da mera conexão ferroviária; é um passo decisivo e muito concreto para a integração das nossas comunidades e economias, ligando-nos às grandes redes europeias de transporte e promovendo o intercâmbio de populações, ideias e bens».

 

Sul Informação

 

No manifesto assinado hoje (o 1º foi assinado a 13 de Fevereiro, em Huelva), os três presidentes de Câmara «apelam à União Europeia e aos governos de Portugal e Espanha, que incluam a ligação Faro-Huelva-Sevilha como uma iniciativa prioritária na Rede Transeuropeia de Transportes, bem como mobilizem recursos financeiros, através de fundos europeus e investimentos nacionais, para iniciar imediatamente os estudos e trabalhos preliminares», segundo a autarquia farense.

A resposta foi dada, na hora, pelo representante do Ministério das Infraestruturas e Habitação, Rui Coutinho, «que informou já ter sido possível estabelecer um acordo para o desenvolvimento dos estudos necessários à viabilização deste plano, estando as Infraestruturas de Portugal e a sua homóloga espanhola em contacto, para o início dos procedimentos, que deverão envolver, também, as comunidades abrangidas pela ligação de alta velocidade».

Na mesma ocasião, José Apolinário «salientou a intenção e o empenho dos governantes nacionais e europeus em antecipar para 2035 (e não 2050) a existência da rede de alta velocidade no sul da Península Ibérica, referindo que o Comissário Europeu dos Transportes terá recebido de Ursula von der Leyen uma indicação expressa de continuar a trabalhar nesse sentido», acrescentou a Câmara de Faro.

Em declarações ao Sul Informação, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve apontou a importância da indicação dada ao seu comissário por Ursula van der Leyen, mas também da «aprovação do regulamento europeu indicativo para a definição de um calendário para os investimentos da rede trans-europeia de transportes», que fala da ligação entre Sevilha e Huelva.

Outro passo fundamental para a ambição do Algarve e da Andaluzia em estar ligados por uma linha de alta velocidade foi a inscrição do compromisso nas conclusões da cimeira.

Agora, considera José Apolinário, «há que continuar a manter a pressão», de modo a que o estudo avance e esta «obra fundamental» para a região possa ser realizada.

 

Sul Informação

 

A alcaldesa de Huelva, Pilar Miranda, falou da «proatividade do Governo português, que demonstrou de forma decisiva a sua vontade em criar um grupo de trabalho com todas as administrações presentes, para fazer avançar efetivamente o projeto».

A autarca de Huelva agradeceu «o firme compromisso de José Luis Sanz e Rogério Bacalhau em relação a este tema, como demonstra o facto de estarmos aqui novamente, bem como o trabalho realizado durante estes meses para envolver os agentes sociais das nossas comunidades».

A autarca de Huelva defendeu o valor da união entre as duas margens do Guadiana para «responder a uma dívida histórica com os nossos territórios»  e que a construção da linha de alta velocidade Faro-Huelva-Sevilha é «justiça social, a linha Faro-Huelva-Sevilha é essencial para o progresso e o futuro das nossas cidades».

José Luis Sanz, alcalde de Sevilha, sublinhou que esta ligação ferroviária é «uma dívida histórica da União Europeia» e destacou que representa uma grande oportunidade, tanto para o turismo, como para o desenvolvimento económico das três cidades. «Com a Alta Velocidade entre a Andaluzia e o Algarve, não só virão mais visitantes, mas também projetos empresariais, riqueza e novos empregos», explicou o edil sevilhano, que também agradeceu a presença do representante do Governo português e fez prometeu «tentar que o Governo espanhol faça o mesmo».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



sessões de cinema de inverno
teatro das figuras

Também poderá gostar

CR_Comboio_Faro (3)

Suprimidos mais de 70% dos comboios até às 8h00 devido à greve parcial na CP

Machosfera_masculinidade_imagem gerada por IA

Machosfera “não é brincadeira de rapazes”, é bomba relógio

Maria da Graça Carvalho e Juan Moreno Bonilla_2025_HR (2_2)

Alta Velocidade entre Sevilha e Faro «é uma dívida» para com o Sul da Península Ibérica