Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
corrida fotográfica

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e a Câmara de Monchique promoveram, no passado dia 12 de Dezembro, o Seminário CEIM – Controlo de Espécies Invasoras em Monchique.

Nesta iniciativa foram discutidas as temáticas das invasoras no Algarve, a relação entre fogos e espécies invasoras e apresentados alguns projetos que estão no terreno e que também integram a prevenção e controlo de espécies exóticas.

O seminário contou com a participação de Paulo Alves, presidente da Câmara de Monchique, Pedro Coelho, diretor da APA/ARH Algarve, Ricardo Canas, da CCDR Algarve, António Miranda, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Joaquim Sande Silva, da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, Elizabete Marchante, da Universidade de Coimbra, Eulália Inácio da Associação de Desenvolvimento Local Monchique Corredor Verde, Miguel Jerónimo e Catarina Miranda do GEOTA.

vamos à vila 2025

Paulo Alves, presidente da Câmara de Monchique, afirmou que «no concelho de Monchique, à semelhança de outros locais, existem áreas onde as plantas invasoras carecem de gestão ativa, sob pena de degradação dos habitats naturais e da destruição de espécies prioritárias para a conservação. Desta necessidade de agir foi criado o projeto CEIM que consiste num conjunto de ações que envolvem o controlo de espécies invasoras, como a acácia, e reconversão de povoamentos de Eucalyptus em povoamentos de castanheiro».

 

Sul Informação

 

Miguel Jerónimo, coordenador do projeto CEIM, frisou ainda que «através de um investimento de 50 mil euros, foi possível intervir em 8 hectares e envolver cerca de 80 pessoas nas ações de formação e seminário. Criámos também um guia impresso de boas práticas assim como um guia digital com fotografias e vídeos para que qualquer proprietário possa atuar na remoção de invasoras no seu terreno».

Realizou-se também uma ação de formação aberta à comunidade sobre remoção de espécies invasoras no passado dia 11 de Dezembro, em plena Serra de Monchique, tendo envolvido 24 participantes.

Nessa ação foram apresentadas práticas de remoção de invasoras como arranque, corte e descasque.

O projeto CEIM consiste num conjunto de ações de controlo de espécies invasoras de acácia, reconversão de povoamentos de eucalipto, ações de capacitação e sensibilização dos visitantes da Serra de Monchique.

O Município de Monchique é o promotor da iniciativa e ao GEOTA foi atribuída a execução técnica do projeto CEIM, financiado pelo Fundo Ambiental.

 



jf-quarteira
emarp

Também poderá gostar

Parque fotovoltaico Central Solar paineis

GEOTA alerta para impactes negativos de três centrais solares em Évora

medico saude medicina

Municípios do interior com dificuldades para fixar médicos, mas há casos de sucesso

Carros Clássicos_ CR (74)

VW Clássicos do Algarve encontram-se no alto da Fóia