Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

As exposições “Línea – Lignum”, de Cibele Saque e Romeu Delmar, e “Um Natal Mais Ecológico” vão estar patentes nas galerias municipais de Albufeira, em Dezembro.

De 6 de Dezembro a 4 de Janeiro de 2025, a Galeria Municipal João Bailote acolhe a exposição “Línea – Lignum”, de Cibele Saque e Romeu Delmar.

Esta mostra «única e profundamente simbólica, apresenta um diálogo entre mãe e filho, dois artistas e investigadores que exploram o movimento, o gesto e a essência da matéria nas suas obras. A exposição reúne desenhos e esculturas que abordam questões como a relação entre gerações e as diferenças artísticas, criando uma harmonia que une arte e vida», lê-se no catálogo da exposição.

festival do marisco de olhao

 

Sul Informação

 

Paralelamente, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros está patente, até 31 de Dezembro, a exposição “Um Natal Mais Ecológico”. Trata-se de uma mostra de trabalhos realizados pelo público escolar e pelos utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da reutilização de materiais na criação das decorações natalícias.

O projeto do Município, em colaboração com a Luságua, a Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Algarve e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região do Algarve, convida «à consciencialização sobre a sustentabilidade, a ecologia e o impacto ambiental nesta época festiva».

As duas exposições são de entrada livre e podem ser visitadas de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

No Museu Municipal de Arqueologia continua patente a Exposição Comemorativa dos 25 Anos do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.

A exposição, «com enorme relevância para o concelho, celebra as “bodas de prata” de um dos polos culturais mais importantes do concelho, destacando o valioso acervo que o museu mantém e que é fundamental para a compreensão da história local»

A exposição apresenta peças icónicas como um vaso do neolítico, artefactos da Villa Romana Retorta, elementos arquitetónicos da necrópole do Morgado da Lameira e da Antiga Igreja Matriz de Albufeira, recolhidos por Semedo de Azevedo, que oferecem uma retrospetiva que «não só reforça o papel do museu como um centro de preservação do património, mas também convida o público a refletir sobre a importância histórica e da cultura de Albufeira», segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara albufeirense.

 

 



vamos à vila 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Biblioteca Municipal de Albufeira Lidia Jorge_painel do Vhils_er_04

Algarvio Armando Luz apresenta o seu novo livro em Albufeira

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia

orquestra algarve (2)

“Um regresso esperado” no Auditório de Albufeira