O projeto RAIA acaba de lançar uma nova formação, que decorre durante o mês de Dezembro, e é destinada a profissionais do turismo, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e fortalecer a colaboração entre as regiões EuroAAA, Comunidade de Trabalho Transfronteiriça que une as regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia.
A Associação IN LOCO e a CCDRAlgarve, parceiras do projeto RAIA, convidam assim para a formação “Sustentabilidade para o Turismo Transfronteiriço na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia”, que decorrerá nos dias 12, 13, 17 e 18 de Dezembro e contará com sessões online e presenciais: 12 e 13 online, 17 presencial na Biblioteca Municipal de Castro Marim e 18 presencial no Auditório dos Serviços Sociais Comunitários de Cartaya (Espanha).
As sessões têm um limite de 20 participantes e pretendem «capacitar profissionais para desenvolver práticas turísticas inovadoras e sustentáveis, alinhadas às especificidades dos territórios fronteiriços».
O programa dos quatro dias de formação incluem “Sustentabilidade no turismo – da teoria à prática”, “Desafios e vantagens do turismo transfronteiriço”, Transformar planos em experiências turísticas de impacto” e “Atividades de campo e exemplos de boas práticas”.
«Além de fornecer ferramentas práticas para criar experiências turísticas inovadoras e regenerativas, a formação aposta na valorização do património local e no desenvolvimento de produtos turísticos que reflitam a identidade regional», explica a Associação IN LOCO, acrescentando que esta iniciativa também incentiva a colaboração entre agentes públicos e privados, «promovendo a criação de estratégias conjuntas e fortalecendo a ligação entre os territórios».
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até ao limite de vagas disponíveis, aqui.
A participação nesta ação de formação não tem custos, mas a seleção dos participantes será feita de acordo com a carta de motivação que deverão enviar junto com a inscrição.