Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Marta Aragão é empresária na área da tradução e do marketing, estando também ligada à inovação digital, Cristina Carraça é arquiteta paisagista e tem uma empresa de produção de plantas. Estas duas mulheres empreendedoras juntaram-se agora num projeto: a criação da SOU.creative, uma loja pop up de Natal, em Faro.

E o que é uma loja pop up de Natal? É «um espaço criativo, cheio de prendas únicas, divertidas e super originais – e o melhor? Todas personalizáveis», respondem as empresárias. E uma loja que, para já, estará apenas aberta nesta época natalícia, até meados de Janeiro. Mas o projeto é para continuar.

A loja está situada no centro de Faro, na Rua Brites de Almeida, nº 18, numa esquina de um prédio antigo recuperado, ali entre o Jardim da Alagoa e o Largo do Pé da Cruz. Um local acessível, onde tanto passam turistas, como farenses.

sessões de cinema de inverno

A ideia começou há algum tempo, quando Marta e Cristina pensaram que «as plantas também são uma forma de nós pararmos para meditar, para pensar, porque as pessoas às vezes não têm tempo para fazê-lo. Ou pensam que não têm tempo e que não sabem como o fazer».

«Às vezes, o que é preciso é termos um bocadinho de tempo para nós», explicou Marta Aragão ao Sul Informação. Ter plantas, olhar para elas e tratar delas, pode ser uma forma de conseguir esse «bocadinho de tempo».

A ideia inicial era, portanto, «trabalharmos o conceito das plantas de forma diferente, porque a maior parte das pessoas hoje em dia não pára».

Mas depois, «começámos a pensar: eh pá, se calhar isto vai ser um conceito que nos vai levar muito tempo a implementar, que as pessoas podem não compreender. O que é que podemos fazer? Então pegámos na ideia das plantas, na nossa experiência de marketing e de comunicação, porque temos a agência de marketing e comunicação, e começámos a trabalhar a ideia de criar produto e criar coisas diferentes e inovadoras. Começámos a pensar um bocadinho nesta ideia e fomos chegando aqui a este conceito».

 

Sul Informação
Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

E que conceito é este? É ter prendas únicas, feitas a partir de design desenvolvido pela equipa ligada à SOU.creative, com inspiração e motivos que têm a ver com o Algarve.

Pegue-se, por exemplo, no Natal que está aí a chegar: por que razão havemos de usar decorações ou loiças com motivos como a neve, os pinheiros nórdicos, o gelo, que nada têm a ver com a paisagem e a realidade algarvia?

Pensando isso mesmo, a equipa criativa da SOU.creative desenvolveu, a propósito da quadra natalícia, uma gama de produtos – canecas, ttotebags, agendas, pratos, individuais, bases para copos ou tachos, sacos, aventais, almofadas, sacos para garrafas de vinho, bases para vasos, etc – que são decorados com motivos como figos, laranjas, medronhos, alfarrobas, cardos, amêndoas, folhas diversas, tudo elementos vegetais típicos da região, com cores algarvias e que, em alguns casos (como as laranjas) até estão ligados ao Natal mais tradicional do Algarve.

Com esses motivos e essa palete de cores, na própria loja, é possível personalizar cada uma das peças compradas para oferecer – ou lá para casa -, acrescentando, por exemplo, o nome de alguém, uma frase inspiradora, um lema.

É que a SOU tem já máquinas para fazer a personalização com bordados, em têxtil e poliéster, assim como máquinas para fazer sublimação, que é a impressão nos formatos mais rígidos, como as loiças.

«O nosso objetivo é expandir para ter mais máquinas e ter mais capacidade de produção, tendo dois lados do negócio, um lado mais criativo, com a loja, com o e-commerce, e também depois uma parte mais virada para as empresas. a nível de produção», acrescenta Marta Aragão.

O mais engraçado é que, além dos motivos gráficos desenvolvidos pela equipa criativa, as peças também podem ser personalizadas com frases divertidas, que brincam com palavras, expressões ou manias dos algarvios. Exemplos? «Eu figo contigo», «sou o medronho que te aquece», «sou a alfarroba que completa o trio», «figo da mãe», «até te alaranjava», «pico pico maçarico». A imaginação não tem limite.

Como, por causa das máquinas e do próprio espaço, se trata de um investimento avultado, mesmo não tendo ainda tudo pronto, as duas empresárias decidiram abrir, no início desta semana, a loja pop up de Natal.

«Pensámos: bora lá, temos que abrir, vamos avançar mesmo com este conceito, para aproveitar o Natal, uma altura em que as pessoas gastam mais dinheiro e em que, tantas vezes, precisam de ideias novas para ofertas», disse Cristina Carraça.

 

Sul Informação
Marta Aragão e Cristina Carraça – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

As portas irão, nesta primeira e experimental fase, manter-se abertas até meados de Janeiro. Depois, reorganizado o espaço, a loja irá reabrir com mais coleções próprias, diferentes e personalizáveis, até de acordo com a época do ano. Marta ainda não quer levantar muito a ponta do véu, mas adiantou ao Sul Informação que haverá uma coleção, com vários produtos em diversos materiais e suportes, ligada a Faro e à Ria Formosa.

No próximo ano, também avançará a loja online, que permitirá a clientes de todo o planeta aceder mais facilmente à oferta criativa da SOU.

O objetivo da nova loja é também criar um espaço colaborativo, aberto a outros criadores, para aí venderem o que produzem, mas também para desenvolverem, em conjunto com a equipa da SOU.creative, novos projetos e produtos.

«Queremos ter parcerias com designers ou com influencers locais, que tenham as suas próprias coleções ou as queiram desenvolver. O nosso objetivo é muito colaborativo, é trazer pessoas que se podem juntar, porque ter um espaço como a SOU é uma vantagem também para elas», defendeu Marta Aragão.

 

Sul Informação
Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Uma das parcerias que a loja já estabeleceu é com duas colaboradoras que produzem velas sustentáveis…e vegans. Curiosa? Trata-se de velas feitas apenas com cera de soja, bem cheirosas e bonitas, que têm ainda a particularidade de poderem usar como recipiente chávenas ou frascos antigos.

É a vertente de «upcycling, reutilização», que se liga de forma orgânica ao conceito da loja SOU.creative.

Em breve, haverá igualmente artigos de bijutaria de uma jovem criadora da ilha da Culatra. E há muitas mais ideias.

O grande objetivo, resume Marta Aragão, é «criar um espaço onde se possa encontrar objetos e prendas fora do comum, mas sempre ligadas ao nosso mundo, ao Algarve. Queremos também combinar a tecnologia com o artesanato, com a arte digital, dando até novas funções e nova imagem a peças mais tradicionais».

Sempre com a cabeça a fervilhar de ideias, a dupla de empresárias farenses esclarece que esta «vai ser sempre uma loja experimental, ou seja, nunca vai ter aqui um conceito todo muito arrumadinho, porque estarão sempre coisas a acontecer aqui».

«Não podemos é permitir que os turistas continuem a levar como recordação da nossa terra um galo de Barcelos feito na China a dizer Algarve!», exclama Cristina Carraça.

Para já, e porque se está em época natalícia, a loja SOU.creative tem também para venda vasos com poinsétias, ou estrelas-de-Natal, mas com a particularidade de os vasos serem colocados num cachepot em tecido, decorado com uma frase. Pode escolher-se entre as inúmeras frases concebidas pela equipa criativa ou optar por uma frase, um nome, uma mensagem imaginada por cada um de nós e bordada na hora, na cor que se quiser.

«Planta de suporte emocional», «Onde há amor, há natal» são apenas dois exemplo dessas frases bordadas. Mas, mais uma vez, o segredo é deixar-se levar pela imaginação – a sua ou a das criativas da SOU, a loja pop up de Natal, em Faro.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



inframoura

Também poderá gostar

Farense_Santa Clara Descida 2025

Farense despromovido à II Liga após derrota com o Santa Clara

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado

Criatividade_empreendedorismo_Depositphotos_22380875_XL (Medium)

Projeto de associações de desenvolvimento local estimula empreendedorismo no Algarve