Presépios de sal, com destaque para as artes algarvias, com elementos ecológicos, cortiça ou mecanizados: do Sotavento ao Barlavento, há, até aos primeiros dias de Janeiro, dezenas de presépios que pode visitar no Algarve.
De maior ou menor dimensão, todos prometem fazer os visitantes entrar no espírito natalício.
Presépio dos Bombeiros Cruz Lusa de Faro

Quem visita Faro nesta altura do ano, e quer ver um presépio cheio de imagens e cenários, já vai à procura do presépio da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro Cruz Lusa.
A estrutura, que conta com centenas de imagens, várias hortas, quintas e até uma ribeira, foi inaugurada a 6 de Dezembro e pode ser visitada até dia 7 de Janeiro.
As portas do Quartel da AHB Faro Cruz Lusa, que fica na Rua Comandante Francisco Manuel, em frente à Doca de Faro, abrem por volta das 7h00 e fecham às 23h00.
Presépio da delegação de São Pedro da União das Freguesias de Faro
Quando Lina Domingues começou a trabalhar na delegação de São Pedro da União das Freguesias de Faro, não havia presépio.
Apaixonada pelo Natal e por tudo aquilo que ele representa, a funcionária decidiu apresentar um projeto e começar a criar este presépio que pode ser visitado por todos.
O que começou por ser uma estrutura com 1,20 metros de comprimento, tem hoje cinco metros, dezenas de figuras, algumas de compra e outras feitas pela própria, e até uma cascata.
O presépio pode ser visitado aos dias de semana, entre as 9h00 e as 17h00.
Presépio do Sal e das Artes de Castro Marim
O Presépio do Sal e das Artes de Castro Marim, inaugurado a 1 de Dezembro, tem este ano em destaque a empreita, a cana e a palma.
O objetivo foi usar uma «nova linguagem», através da utilização de elementos artesanais e do interior da serra de Castro Marim.
O Presépio do Sal e das Artes volta a contar com os acervos do colecionador Ernesto Pires, colaborador de edições anteriores, em parceria com a Junta de Freguesia de Castro Marim, que tem vindo também a adquirir as suas próprias peças, enquanto o presépio de cana tem a assinatura de Martinho Fernandes e Paula Gaspar.
A empreita, que é este ano adicionada ao presépio, é feita e trabalhada por artesãos locais naturais da Junqueira, que, de acordo com a autarquia, «desde sempre deu vida e forma a objetos com os mais diversos usos, tendo um papel importante na sua função de acondicionamento, transporte de bens, agricultura, pesca, salinicultura e atividades domésticas».
O presépio, que fica localizado na Casa do Sal, poderá ser visitado até ao dia 6 de Janeiro no horário da Casa do Sal, de segunda-feira a domingo, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h30 e 17h30.
Presépio em Croché de Castro Marim
Em Castro Marim, há mais do que um presépio para visitar, na Igreja de São Sebastião, o de croché.
Este presépio foi sonhado e concretizado pelas mãos de Maria do Carmo Pires e Ernesto Pires, que trabalharam durante todo o ano na criação de novas figuras para esta arte, este ano exposta num novo local.
Maria do Carmo Pires, que também participa na elaboração do Presépio do Sal e das Artes, produz, com a ajuda do seu marido, as peças em croché há mais de seis anos, contando já com centenas de figuras.
O presépio também pode ser visitado até 6 de Janeiro,
Presépio Gigante de Vila Real de Santo António
O Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, com 22 anos de história, continua a ser uma das tradições mais esperadas da quadra e este ano regista novos recordes, apresentando-se com 5900 peças, que ocupam integralmente o Centro Cultural António Aleixo.
A estrutura, inaugurada a 3 de Dezembro, pode ser visita até 6 de Janeiro.
Este ano, o presépio mantém os 240 metros quadrados, construídos com mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e uma diversidade de adereços que recriam com fidelidade cenários natalícios e elementos característicos da região algarvia.
A montagem envolveu mais de 2500 horas de trabalho, realizadas ao longo de 40 dias, com preparativos que começaram meses antes. Destacam-se ainda as cerca de 100 peças animadas e motorizadas, os lagos e a iluminação que conferem dinamismo à exposição.
Como em edições anteriores, o Presépio Gigante incorpora elementos distintivos da região, como a Praça Marquês de Pombal, as salinas, as tradicionais noras algarvias e as antigas cabanas de Monte Gordo. Além disso, a estrutura ilustra episódios bíblicos e cenas alusivas às tradições natalícias.
A grande novidade deste ano é a inclusão de uma pedreira com o busto do poeta António Aleixo, natural de Vila Real de Santo António, que ganha destaque entre os cenários minuciosamente trabalhados.
O Presépio Gigante distingue-se ainda pela sua vertente ecológica, sendo que grande parte dos materiais utilizados são naturais ou reciclados, como a cortiça e o musgo, e a iluminação é composta por sistemas LED de baixo consumo. A água usada nos lagos ornamentais é também reaproveitada.
O Presépio Gigante de VRSA é o maior do país e tem a assinatura de Augusto Rosa, Teresa Marques, Joaquim Soares e Luís Perrolas.
A estrutura pode ser visitada no Centro Cultural António Aleixo, de 3 de Dezembro a 6 de Janeiro, diariamente, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.
Nos dias 24 e 31, encerra às 18h00. No dia 1 de Janeiro, abre a partir das 14h30.
A entrada custa 0,50 euros para crianças entre os 3 e os 10 anos. Maiores de 10 anos pagam 1 euro.
Presépio das Paróquias de Tavira
No âmbito da Campanha do Advento, a Paróquia de Tavira tem em exposição, no Centro Comercial Gran Plaza, entre os dias 7 de Dezembro e 11 de Janeiro, um conjunto de presépios desenvolvidos pelos grupos de catequese da paróquia.
A iniciativa foi lançada aos grupos infantojuvenis e de adultos, com o objetivo de «estimular a criatividade, o espírito de união e a vivência dos valores do Natal».
A Paróquia, além do Centro Comercial Gran Plaza, conta ainda com a colaboração da Fundação Irene Rolo, que expõe presépios elaborados pelos seus formandos.
De acordo com a paróquia de Tavira, esta iniciativa «reflete o compromisso em promover a partilha, a reflexão e os valores cristãos, criando uma oportunidade única para a comunidade se envolver e celebrar o verdadeiro significado do Natal».
Roteiro de Presépios de Alte
Esta é já a 12ª edição do Roteiro de Presépios de Alte, uma iniciativa que pode ser visitada até 12 de Janeiro.
Nesse período, ruas da aldeia de Alte e das localidades de Santa Margarida e Sarnadas transformam-se num cenário natalício, com presépios únicos, elaborados pelos moradores.
O roteiro convida a uma viagem pelas tradições desta época festiva, desde os presépios algarvios mais clássicos até às interpretações mais contemporâneas.
Esta iniciativa é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Alte, a Paróquia e diversas instituições locais.
Do roteiro, fazem parte 27 presépios.
Presépios da Aldeia de Natal Verde de Parises
Em Parises, onde durante todo o mês de Dezembro e até 6 de Janeiro se pode visitar a Aldeia de Natal Verde, há mais do que um presépio para visitar.
Esta aldeia com apenas 21 habitantes faz parte da Rota dos Presépios de São Brás de Alportel, com um presépio tradicional algarvio patente na capela da aldeia, um presépio de pedra, instalado na paragem de autocarro, e outro presépio tradicional no Centro de Convívio de Parises.
Todos podem ser visitados até 6 de Janeiro.
Presépio em tamanho real de Portimão
Em Portimão, o programa “Um Sonho de Natal” convida para mais atividades alusivas a esta época do ano.
Na Praça Manuel Teixeira Gomes, onde se encontra o habitual presépio em tamanho real, é ainda possível visitar a Casa do Pai Natal e o comboio.
Este presépio e as restantes atividades estão disponíveis até 6 de Janeiro.