Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Banco Alimentar (BA) do Algarve recolheu 140 toneladas de alimentos no sábado e no domingo, dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, naquela que foi «a melhor campanha [em loja] desde a pandemia», segundo o responsável máximo por esta entidade.

Nuno Cabrita Alves, presidente do BA Algarve, salientou que a campanha mobilizou «mais de três milhares de voluntários» e que «a união de todos os envolvidos fez a diferença e contribuiu para mais uma campanha de sucesso».

A recolha dos alimentos foi feita em 135 superfícies comerciais e nos dois armazéns do BA Algarve, em Faro e em Portimão.

Banner lateral albufeira

O presidente da instituição deixou ainda o apelo à necessidade de apoiar esta causa «durante todo o ano».

«A partir desta semana, os alimentos angariados começarão a ser distribuídos a 130 Instituições de solidariedade social. Cerca de 19.237 pessoas com carências alimentares comprovadas vão receber cabazes ou refeições confecionadas», segundo o Banco Alimentar algarvio.

A nível nacional, foram recolhidas em loja, ao longo do fim-de-semana, mais de 2.213 toneladas de alimentos em mais de duas mil superfícies comerciais do país.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.400 Instituições de Solidariedade Social e, através destas, a cerca de 380 mil pessoas com dificuldades económicas comprovadas, indicou, em comunicado.

«É impressionante ver a onda de solidariedade gerada pelas Campanhas do Banco Alimentar que impactam tantas pessoas, empresas, entidades públicas e privadas, numa causa comum«, afirmou Isabel Jonet, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBACF), citada numa nota de imprensa.

No ano passado, os 21 bancos alimentares contra a fome nacionais distribuíram 25,75 mil toneladas de alimentos, num valor global estimado superior a 39,4 milhões de euros.

Quem ainda quiser contribuir, pode fazê-lo através da campanha «Ajuda Vale», até ao dia 8 de Dezembro. Nas caixas de supermercados estarão disponíveis os vales, tendo cada um deles um código de barras específico para os produtos que quiser doar.

Também é possível fazer doação de bens alimentares online, bem como realizar donativos em dinheiro, através do site do Banco Alimentar.

 

 

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Cinco mulheres detidas no Algarve por burla imobiliária de mais de 7 milhões de euros

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores

Passagem Eurorregião AAA Alentejo para Algarve 2025 (2)

Algarve quer «estatuto de associação europeia» para a Eurorregião AAA