15 alunos do Algarve foram premiados com premiados com Bolsas Sociais EPIS (Empresários Pela Inclusão Social), que conta com o apoio de 50 parceiros e doadores individuais e somou um investimento de 567,2 mil euros, mais 25% de investimento face ao programa do ano passado.
A 14.ª edição deste programa atribuiu 235 bolsas que vão possibilitar a continuação dos estudos de 202 alunos, a concretização de estágios de 29 jovens adultos com deficiência e o desenvolvimento de 10 projetos de inclusão social implementados em escolas.
As Bolsas Sociais EPIS pretendem «promover as boas práticas de inclusão social e de promoção da sustentabilidade e cidadania ativa nas escolas, apoiar estágios de formação e inserção profissional de jovens com deficiência e premiar alunos com mérito académico, em frequência do ensino secundário, de licenciatura e de mestrado».
«Observar que, de ano para ano, com o envolvimento e contributo da sociedade civil, proporcionamos o prosseguimento de estudos de centenas de alunos com mérito académico é muito gratificante. Estas bolsas fazem a diferença na vida destes jovens, ajudando-os a alcançar o seu máximo potencial nesta fase da vida», refere Diogo
Simões Pereira, o diretor-geral da EPIS.
«Para a EPIS, o investimento na educação é a chave para um futuro mais justo e equitativo e este programa é um evidente investimento no futuro do nosso país e nas próximas gerações», continua.
Este ano, a EPIS vai atribuir 202 bolsas para estudantes do ensino secundário, licenciatura e mestrado, 10 bolsas para escolas com projetos de promoção da inclusão social, da sustentabilidade e cidadania ativa em ambiente escolar e 29 bolsas para jovens adultos com deficiência em estágios profissionais ou ocupacionais.
Adicionalmente, vai premiar três entidades especializadas na área da deficiência com objetivo de apoiar projetos de impacto positivo no âmbito da empregabilidade inclusiva.
Nesta edição, 58% dos alunos premiados são beneficiários de ação social escolar.
Os 50 investidores que integraram esta edição das Bolsas Sociais EPIS foram: Abreu Advogados, Águas do Vale do Tejo, ANA – Aeroportos de Portugal / VINCI Airports, Atrium Investimentos, Avipronto, Banco BIG, Banco Carregosa, Banco de Portugal, Banco Invest, Banco Montepio, Bankinter, BIAL, BP Portugal, Brisa, Boehringer Ingelheim, Caixa Geral de Depósitos, Cires, Cofaco Açores, CTT – Correios de Portugal, Deloitte, EDP, Ernesto Silva Vieira, Fertagus, Fidelidade, Fresenius Kabi, Fundação AGEAS – Agir com coração, Fundação Amélia de Mello, Fundação Galp, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação Millenniumbcp, Fundação Monjardino, Fundação Santander Portugal, Fundação Stanley Ho, Grupo Altri-Biotek e Caima -, Grupo Jerónimo Martins, Grupo Pestana, Grupo Super Bock, Grupo Trivalor, H Capital Partners, Novobanco, PwC, Soroptimist International Clube Lisboa Caravela, Sogrape, Synthomer, Teresa e Duarte Mineiro, V Humana, Zurich e um doador anónimo.
milhões de euros, através do apoio de 47 investidores sociais e 3 doadores individuais.