O projeto “BlueTour” realiza, no dia 8 de Novembro, a sua conferência final, em Faro, com a inauguração de uma intervenção artística, no Parque Ribeirinho e passagem por outra, na Estação de Comboios.
Obras como a escultura “A Casa Onde Eu Morei”, de André Silva Sancho, a ser inaugurada às 14h00, no Parque Ribeirinho, e o mural “Ciclos”, da dupla artística Los Pepes, na Estação de Comboios, já inaugurado em Setembro, mas que também faz parte do legado do projeto, que promove o diálogo entre turismo cultural e sustentabilidade.
O evento inclui uma visita guiada a estas obras, além de um painel de discussão sobre o futuro do turismo sustentável na região, possibilitando uma oportunidade «de reflexão sobre práticas de turismo sustentável, bem como a partilha de perspetivas e experiências entre os diversos atores do setor cultural e criativo», diz a organização.
O BlueTour é um projeto focado na capacitação de organizações culturais emergentes e na promoção do turismo responsável em áreas costeiras, com o envolvimento de decisores políticos, artistas e da comunidade local.
A conferência final marca o culminar deste esforço, com uma reflexão sobre os desafios que o turismo descontrolado coloca ao património cultural e ecológico nas regiões do Mediterrâneo.
Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, o BlueTour é liderado pela Sineglossa (Itália) em colaboração com a LATRA (Grécia), o Município de Faro e a Gama Rama / Associação Na Mouche (Portugal).
Programa | Conferência Final | BlueTour
1ª parte – Visita Guiada (14h – 16h)
Inauguração da escultura “A Casa Onde Eu Morei”, de André Silva Sancho
Local: Parque Ribeirinho
Visita ao mural “Ciclos”, de Los Pepes Studio
Local: Estação de Comboios de Faro
Exposição “Blooming Route”, de Yvonne Robert
Local: Galeria Gama Rama (R. Prior no 13, Faro)
2ª parte – Conferência (16h – 18h)
Local: Club Farense (R. Sto. António, no 30, Faro)
Apresentação institucional (Município de Faro e Associação Na Mouche).
Apresentação dos resultados do projeto BlueTour pelos parceiros.
Painel de discussão: “O Futuro do Turismo Cultural e Sustentável na Região
Mediterrânica”.