Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Unidade de Saúde Pública (USP) do Baixo Alentejo informou hoje que está em curso um surto de hepatite A, com origem no Algarve, tendo sido confirmados seis casos no Bairro das Pedreiras, em Beja.

Em comunicado, a Unidade de Saúde do Baixo Alentejo adianta ter sido realizada, como medida de prevenção e mitigação da transmissão da doença, uma campanha de vacinação comunitária no Bairro das Pedreiras de 22 a 25 de Outubro.

Foram vacinadas 153 crianças com idades até aos aos 18 anos, acrescenta a USP, referindo que a vacinação foi dirigida à população com indicação neste surto e incluiu ações de sensibilização e promoção das medidas preventivas da transmissão da doença.

jf-quarteira

De acordo com a USP, o primeiro caso de hepatite A no Baixo Alentejo foi registado em 18 de Setembro e o último, associado ao surto do Bairro das Pedreiras, teve início de sintomas há mais de um mês.

«Desde então não foi registado mais nenhum caso de hepatite A na região com ligação epidemiológica ao surto», refere a USP, acrescentando que podem, no entanto, surgir casos sem ligação epidemiológica ao surto em curso.

A USP diz ter realizado os inquéritos epidemiológicos e o respetivo estudo ambiental, que vieram a confirmar que a origem do surto é na região do Algarve e que no Baixo Alentejo ocorreu apenas transmissão de contactos próximos.

Na nota, a Unidade de Saúde Pública do Baixo Alentejo lembra ainda que a «transmissão deste vírus neste surto é fecal-oral, e como as condições higio-sanitárias nas escolas são boas, a probabilidade de transmissão em meio escolar é baixa».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



lagos eventos
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - Alentejo: Entidade Regional de Turismo prepara plano de atividades para 2025

Alentejo 2030 já aprovou 371 projetos com 200 milhões de euros de fundos europeus

Sul Informação - Obras no IP8 entre Ferreira do Alentejo e Beja arrancam hoje

IP aponta reabertura da ER261 em Santiago do Cacém para 3.º trimestre deste ano

Sul Informação - Projeto MeteoFontes coloca Lagoa na vanguarda da meteorologia amadora

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações meteorológicas