Os grupos Coral de Ourique, Infantil de Ourique e Alma Alentejana de Garvão atuam, no próximo dia 27, no Cineteatro Sousa Telles, em Ourique, num espetáculo comemorativo dos 10 anos do cante alentejano como património da UNESCO.
Esta celebração especial do 10.º aniversário da classificação do cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está marcada para as 18h30, informou a Câmara.
“O cante alentejano é muito mais do que um género musical – é uma voz coletiva, carregada de história, identidade e alma. Há 10 anos, este património tão nossos foi reconhecido pela UNESCO” e esta distinção “enaltece a riqueza cultural do Alentejo e celebra as vozes que ecoam pelas nossas planícies”, destacou o município.
Em Ourique, “o Cante é vivido, promovido e ensinado”. Este esforço para ” preservar esta herança única” foi reconhecido com dois prémios nacionais de excelência: o Prémio de Excelência Autárquica pelo projeto “Educar pela Arte – Oficina de Cante Alentejano”, que integra o Cante nas escolas, aproximando as crianças da nossa cultura.
E ainda o Prémio Autarquia do Ano 2023, na categoria de Educação e subcategoria de Incentivos ao Sucesso Escolar, pelo impacto transformador deste projeto que inspira as novas gerações a abraçar o património.