Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A peça de teatro “Suplicantes”, da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, sobe ao palco do São Brás Cineteatro, no sábado, 16 de Novembro, às 21h30, numa noite que contará com um momento de reflexão.

Esta peça sobre o período da Guerra Colonial portuguesa sobe ao palco, a partir das 21h30 e contará com um testemunho local.

A ação passa-se num quarto de hospital. A viúva de um soldado português, acompanhada pelo filho, visita um moribundo, a pedido deste, ex-soldado africano que no passado foi inimigo na guerra e amigo inesperado de um soldado português que o tornou fiel depositário de “tesouros” que o ex-soldado africano agora pretende devolver. Da tensão ao entendimento e à respeitosa aceitação da diferença que tanto os marcou e que os definiu menos do que pensavam, um episódio marcante com elementos de realidade: memórias suplicantes.

vamos à vila 2025

Antes da estreia da peça, no Teatro Lethes, em Faro, Luís Vicente, diretor da ACTA, tinha explicado que o “que está em causa” é ” uma caixa que um guerrilheiro quer devolver à viúva do soldado português que lhe morreu nos braços”.

Vicente admitiu que a situação “parece uma coisa assim um bocado inverosímil, mas, na pesquisa que fizemos, encontrámos um caso equivalente que foi relatado há 11 anos para um canal de televisão”.

“As Suplicantes” conta com interpretações de André Canário e Glória Fernandes, assim como do ator guineense René Barbosa e da atriz moçambicana Josefina Massango, que veio de propósito representar a Portugal, indicou o diretor da ACTA.

Com cenografia de José Manuel Castanheira e figurinos de Sara Vicente, “Suplicantes” tem vozes off de Carlos Almeida, Alexandre Moura e Luís Vicente.

Segundo a Câmara de São Brás de Alportel, trata-se de «um momento de cultura e teatro integrado no protocolo firmado este ano entre o Município de São Brás de Alportel e a ACTA, que contempla 17 apresentações entre 2024 e 2025 junto da comunidade escolar e do público em geral».

Esta parceria, acrescenta a autarquia, «visa a democratização do acesso da população local à cultura, em plena sintonia com o Plano de Apoio ao Associativismo do Município, e que procura apoiar a ACTA a prosseguir com a sua missão de produção artística teatral para os algarvios e para uma formação de qualidade dos jovens que contactam com o trabalho desta companhia de teatro».

“Suplicantes”, “Experiência”, “A que cheira a Liberdade?”, “Diálogo do Penitente e do Arrependido”, “As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da Menina Ofélia” são algumas das peças que passam pelos palcos são-brasenses.

No âmbito do programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, o São Brás Cineteatro Jaime Pinto recebe ainda este mês a “Sessão Dupla – 25 de Abril em Curtas”.

Esta sessão especial de cinema, promovida pelo Município de São Brás de Alportel em parceria com o CinemaLua – Associação Cultural, está marcada para 24 de novembro. A primeira sessão tem início às 17h45 e a segunda sessão tem início pelas 19h15.

Os bilhetes para estas iniciativas culturais estão disponíveis para venda antecipada na Galeria Municipal e, no próprio dia, uma hora antes de cada evento, na bilheteira do São Brás Cineteatro Jaime Pinto.

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

viaturas_ana mula

Espetáculo «Viaturas» de Ana Mula faz a sua estreia absoluta em Lagoa

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

bichos mochila teatro lethes_ PL (14)

Bichos que cabem dentro de uma “MOCHILA”