Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Um centro interpretativo dedicado ao livro “Levantado do Chão”, do Nobel português da literatura José Saramago, abre portas este sábado, em Montemor-o-Novo, com uma exposição interativa e inovadora sobre temas da obra.

O novo espaço foi criado no âmbito do Roteiro Literário Levantado do Chão, lançado em 2020, e vai funcionar no edifício da Biblioteca Municipal Almeida Faria, explicou hoje à agência Lusa Nuno Cacilhas, da Câmara de Montemor-o-Novo.

«Com a exposição ‘A longa viagem dos Mau-Tempo’, pretende-se dar uma contextualização da obra ‘Levantado do Chão’, que cruza a literatura com a história, destacando aspetos da memória coletiva do Alentejo», realçou.

festival do marisco de olhao

Envolvendo um investimento de cerca de 100 mil euros, o projeto do Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago foi desenvolvido pelo município e contou com financiamento do Turismo de Portugal, através do programa Valorizar.

A mostra permanente, indicou Nuno Cacilhas, aborda vários temas do livro, como Germano Vidigal e José Adelino dos Santos, assassinados durante o Estado Novo e a quem José Saramago dedicou a obra, os presos políticos do concelho, o cante alentejano ou a guerra colonial.

Estas e outras temáticas são abordadas «através de diferentes dispositivos tecnológicos, que permitem uma interação inovadora com a obra», assinalou.

«Um dos equipamentos deste centro interpretativo é o monte alentejano em realidade aumentada», através do qual «os visitantes são convidados a ter uma experiência do que era a vida no século XX no Alentejo», referiu.

Os visitantes, exemplificou, podem simular que estão a «dar milho às galinhas, tirar a água do poço ou caiar a casa», entre outras atividades «que se faziam no campo e que já não se fazem, mas que são importantes para que a identidade alentejana e a memória coletiva não se perca».

De acordo com o responsável, o centro interpretativo passará a ser um dos pontos de visita do percurso n.º 1 do Roteiro Literário Levantado do Chão, que inclui outros locais em Montemor-o-Novo e também em Lisboa.

Igualmente no sábado, vai ser inaugurada na Casa de Leitura José Saramago, em Lavre, no mesmo concelho alentejano, a exposição permanente “Lavre – um dos quatro Pontos Cardeais de José Saramago”, que também vai integrar o roteiro.

A mostra vai «focar-se, essencialmente, na contribuição dos homens e das mulheres que receberam o escritor em 1977, quando ele decide escrever um livro sobre os trabalhos do campo e mudar-se para Lavre», desvendou.

O Roteiro Literário Levantado do Chão interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através de três percursos temáticos subdivididos em percursos rodoviários e pedestres, que abrangem pontos de interesse sobre a obra publicada há 44 anos.

Criado pela Câmara de Montemor-o-Novo, o roteiro literário conta com a parceria dos municípios de Lisboa e Évora, Fundação José Saramago, Biblioteca Pública de Évora, Museu do Aljube, juntas de freguesia de Montemor-o-Novo, entre outras entidades.

No próximo sábado, comemora-se o 102.º aniversário do nascimento de José Saramago.

O programa inicia-se às 15h00, em Lavre, com a inauguração da exposição, estando marcada para as 16h45 a inauguração do centro interpretativo, na biblioteca, em Montemor-o-Novo, de acordo com a câmara municipal.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Festival-Islâmico-2019_16

Festival Islâmico promove os «laços históricos» de Mértola com o Mediterrâneo

Schola Cantorvm Colegiada De Cedofeita_1

Um concerto em torno de Maria e música espiritual marcam Terras sem Sombra em Arronches

Foto: CM Viana do Alentejo (Arquivo)

Viana do Alentejo com arte à solta no Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria