Entre as 00h00 e as 08h00 desta manhã, a “meteorologia adversa” foi responsável por 45 ocorrências nas regiões do Alentejo e, principalmente, do Algarve, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), salientando que não houve vitimas nem danos pessoais.
As principais consequências do mau tempo foram 17 quedas de árvores, 21 inundações, seis limpezas de via (arrastamento de inertes para a via pública) e um movimento de massa (deslizamento de terra ou pedras).
Estiveram envolvidos nas operações de limpeza, remoção de detritos e contenção de danos 133 operacionais e 60 meios terrestres.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pôs hoje novamente os distritos de Faro e Beja sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoadas e granizo, um alerta que vigora até às 13h00.