A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje ter detido 11 pessoas suspeitas do crime de tráfico de droga, nos distritos de Faro, Beja e Leiria e revelou ter apreendido milhares de doses de droga, dinheiro e viaturas.
Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR explicou que na terça-feira e hoje deteve nove homens e duas mulheres, com idades entre os 20 e os 59 anos, nos concelhos de Albufeira, Castro Verde, Leiria, Marinha Grande e Nazaré.
«Na sequência de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que dura há mais de 13 meses, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que permitiram apurar a existência de uma rede organizada que se dedicava ao tráfico de estupefacientes».
Na operação, foram cumpridos oito mandados de detenção e executadas 29 buscas (13 domiciliárias e 16 em viaturas, anexos e estabelecimento comercial) naqueles concelhos.
A GNR aprendeu 10.538,50 doses de cocaína, 5.598 doses de MDMA, 116,20 doses de haxixe, 1,64 doses de canábis, 67,6 gramas de quetamina (nova substância estupefaciente) e 5.260 ml de GHB (conhecida como a droga da violação).
Seis viaturas ligeiras, dois motociclos, 5.547,72 euros em numerário, 17 telemóveis e cinco balanças de precisão estão também entre as apreensões, assim como comprimidos de venda não autorizada, artigos tecnológicos e utensílios relativos à suposta prática do crime de tráfico de droga.
À agência Lusa, o comandante do Destacamento Territorial de Leiria, tenente Ricardo Monteiro, disse que os detidos, «sem profissão declarada», são cinco portugueses e seis estrangeiros, estes últimos em situação legal no país.
«A investigação iniciou na sequência de diligências de vigilância e fiscalização» através do Núcleo de Investigação Criminal de Destacamento Territorial de Leiria, afirmou Ricardo Monteiro, esclarecendo que no grupo agora detido «havia elementos que distribuíam a droga por outros que, por sua vez, distribuíam ao consumidor final».
Aquele responsável referiu que quatro dos detidos têm «antecedentes criminais pela prática de crimes da mesma índole [tráfico de estupefacientes], burlas, roubo e sequestro».
«A maior parte dos arguidos reside no distrito de Leiria» e «a rede de distribuição espalhava-se por Leiria, Beja e Algarve», precisou.
Na operação que conduziu à detenção do grupo estiveram envolvidos dezenas de militares, da Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria e dos Núcleos de Investigação Criminal de Caldas da Rainha e de Pombal.
«Contou ainda com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro, do Subdestacamento Territorial de Albufeira, do Destacamento de Intervenção de Faro e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção da GNR».
Esta operação teve ainda o apoio do Ministério Público da Comarca de Leiria e da Polícia de Segurança Pública,
Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório na quinta-feira, no Juízo de Instrução Criminal de Leiria, para a eventual aplicação de outras medidas de coação.