A última semana da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, de 22 a 30 de Novembro, vai ter arte, música, reflexões e, claro, poesia, em Tavira.
Na sexta-feira, dia 22, às 18h30, a Casa Álvaro de Campos apresenta o evento “Your Neighbour | Seu Vizinho”, uma sessão de microfone aberto onde todos são convidados a partilhar os seus poemas e canções preferidos, ou de sua autoria.
No dia seguinte, sábado, 23, às 18h30, na Igreja da Misericórdia, o grupo Fado com História apresenta a “Gala de Fado Pessoano: O Fado e a Alma Portuguesa”.
Esta será uma «experiência sensorial onde a tradicional formação de fado (voz, guitarra portuguesa e viola) é enriquecida pela inclusão de um trombone de vara», diz a organização.
Domingo, dia 24, às 18h30, no Clube Recreativo Cabanense, a associação Artificial apresenta a performance “Dança das Estações | Não! Só Quero a Liberdade”, inspirada no poema de Álvaro de Campos.
Os bailarinos Catarina Pernão e Carlos Schiavo, juntamente com o saxofonista Hélder Alves, interpretam em movimento o desejo de liberdade expressado por Campos, num espetáculo que mistura dança contemporânea e poesia.
Segunda-feira, 25 de Novembro, às 14h30, no Auditório da Fundação Irene Rolo, acontece a performance “Vaga no Azul | O Mistério de Tudo”, protagonizada por utentes da Fundação Irene Rolo.
Já na quinta-feira, 28 de Novembro, às 17h00, na Casa das Artes de Tavira, o Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia apresentará a performance / interpretação livre do poema “Clarins na Noite”, de Álvaro de Campos, com Filipe, Diana, Érica, Mariana A. e Mariana C.
Por sua vez, na sexta-feira, 29 de Novembro, às 18h30, na Casa das Artes de Tavira, o mesmo Agrupamento apresenta uma performance / interpretação livre do poema “Com as Malas Feitas e Tudo à Bordo”, de Álvaro de Campos, e no mesmo dia, às 21h30, o Rock da Baixa-Mar apresentará uma nova Criação Teatral | Trabalho em Andamento (Work in Progress), de Vitor Correia e Andre Conde baseado no poema Tabacaria de Álvaro de Campos.
A Festa deste ano terminará no sábado, dia 30, a partir das 15h00 na Casa das Artes de Tavira.
A programação encerra com o evento “Velório de Espírito Presente”, a desmontagem da exposição e um momento de confraternização entre os que participaram e ajudaram na realização da Festa dos Anos de Álvaro de Campos.