Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

O Festival de Órgão continua a levar música a vários concelhos do Algarve, concentrando-se esta semana em Faro e Tavira. 

Na sexta-feira, 22 de Novembro, às 21h00, na Igreja de Santiago de Tavira, o jovem Jorge Silva apresenta um concerto de grande variedade temporal e musical. Percorrendo os séculos XVI a XVIII, serão escutadas peças dos compositores Rameau, Cavazzoni, Durón, Frescobaldi, C.P.E. Bach e Bruna.

Jorge Silva nasceu em 1995, no Porto. Frequentou a “Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos” e em 2017 foi admitido no Conservatório de Amesterdão, onde concluiu a licenciatura e o mestrado, em 2021 e 2023. Participou, também, em diversas masterclasses com organistas de renome internacional.

vamos à vila 2025

É organista litúrgico nas igrejas “De kwakel” (Uithoorn) e “De Goede Herder” (Leiden) nos Países Baixos. Como concertista, realizou diversos concertos em Portugal, França e Países Baixos.

No sábado, 23 de Novembro, e domingo, 24, é a vez da organista francesa Loriane Llorca apresentar dois concertos únicos.

No sábado, às 21h00, a Igreja da Sé em Faro será palco de um programa que faz homenagem ao percurso histórico de construção, intervenções e remodelações sobre o Grande Órgão com mais de 300 anos. Nesse dia, serão apresentadas obras de compositores ibéricos, alemão e italianos, com uma peça de improvisação pelo meio.

Na tarde de domingo, às 18h00, na Igreja de Santiago em Tavira, decorre um concerto para órgão e coro. Num programa totalmente diferente e adaptado às características do órgão contruído por Joaquim António Peres Fontanes em 1785, Loriane Llorca irá destacar a grandiosidade deste instrumento.

No final, o Coro Jubilate Deo junta-se à organista para apresentar o Gloria de Vivaldi.

Loriane Llorca começou a estudar órgão no Conservatório de Pau. Continuou os seus estudos em Toulouse antes de ingressar no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris em 2016, onde concluiu um mestrado em Órgão e um mestrado em Baixo Contínuo.

Aperfeiçoou-se no Conservatório Real de Amesterdão e licenciou-se em Musicologia pela Sorbonne. Dá numerosos concertos como solista e em diversas formações em França e no estrangeiro, e é regularmente convidada pela Orquestra de Paris e pela Philarmonie de Paris.

Os concertos são de entrada livre e não carecem de reserva prévia.

Até ao dia 24 de Novembro decorre também a participação no concurso de fotografia, realizado em parceria com a Associação ALFA e a UAlg/ESEC, que conta com os apoios da FNAC e do Hotel Faro.

O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2024 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.

O Festival conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, e Santa Casa da Misericórdia de Tavira e de outras entidades como a Associação Grupo Coral Adágio, Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, Questão Repetida, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro, Universidade do Algarve – ESEC.

 



jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves

Cartaz - imagem - II Simpósio Côrte-Real (versão final)

História dos navegadores da família Côrte-Real inspira simpósio em Tavira

INEM_er_03

Quatro jovens morrem quando carro se despista e cai ao rio Séqua em Tavira