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A escola D. Paio Peres Correia, em Tavira, bem como a sua Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação Rotinas Selvagens decidiram dinamizar os recreios escolares de forma a que eles passem a ser um recurso pedagógico. 

O objetivo é «promover um desenvolvimento mais saudável e equilibrado, equilibrando a utilização da tecnologia com o tempo dedicado à exploração do meio exterior».

«O espaço exterior tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens,e deve funcionar como um recurso pedagógico equivalente à sala de aula e proporcionando um contexto único de aprendizagem. É um ambiente privilegiado que, quando devidamente apetrechado e com acompanhamento adequado, pode favorecer a saúde física e emocional, o desenvolvimento motor e social, e ser profundamente galvanizador do sucesso académico», frisa a Associação Rotinas Selvagens.

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A iniciativa surge numa altura em que os recreios têm vindo a perder o seu valor, dando espaço à entrada de equipamentos eletrónicos.

 

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«No recreio, as crianças e jovens deveriam ter a oportunidade de brincar, correr, saltar, explorar e interagir com os seus colegas, desenvolvendo a sua capacidade de comunicação, de resolução deconflitos, tolerância à frustração, de empatia e de colaboração. O tempo ao ar livre, permite que as crianças se envolvam em atividades que estimulam a alfabetização motora e contribuem para a melhoria da sua saúde física e mental», realça ainda a associação, acrescentando que «crianças e jovens que participam regularmente em atividades no exterior têm demonstrado comportamentos mais equilibrados».

Face aos tempos que vivemos, as entidades promotoras desta iniciativa, enquadrado no âmbito do Projeto Eco-escolas, e com a designação Recreios Com Vida, consideram-na «um passo determinante para a convergência coletiva dos vários agentes educativos em prol dos alunos e da promoção do seu bem estar e saúde mental».

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