A exibição do documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas”, da produtora Irina Pampim, em Odemira, no passado dia 26 de Outubro, no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, foi o pretexto da entrevista que a RIO – Rádio Internacional Odemira fez.
Judite Lima, da RIO, falou com a produtora Irina Pampim sobre esta peça cinematográfica coletiva, que celebra a obra “Novas Cartas Portuguesas”.
Trata-se, como disse Irina Pampim, de uma «obra coletiva, feita por muitas mulheres», que parte de um livro «esquecido e perdido no meio de tantas obras.
Será que, volvidos 52 anos sobre a publicação das “Novas Cartas Portuguesas”, da autoria das Três Marias (Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa), mudou assim tanta coisa na condição feminina? Ou, antes e depois do 25 de Abril, há diferenças mas também semelhanças, que ainda perduram?
Irina Pampim, em animada conversa, explica o que está por trás deste documentário e abre pistas sobre o tema, como se pode ouvir no podcast acima.
Depois da exibição do documentário, houve debate.
Nota: Artigo publicado no âmbito da parceria entre o Sul Informação e a Rádio Internacional Odemira (RIO).