A chuva muito intensa que caiu esta sexta-feira, dia 15, entre Faro e Olhão, cerca das 11h30, causou inundações na cidade cubista e levou ao corte do trânsito no túnel sob a linha férrea, que ficou completamente inundado.
Contactado pelo Sul Informação, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve revelou que, «em apenas 20 minutos, foram registadas sete ocorrências em Olhão», a primeira das quais reportada às 11h48, fruto de «um período de chuva com maior intensidade, localizado entre Faro e Olhão», que coincidiu com a Preia-mar.
Em causa estão, segundo os registos da proteção civil, «inundações na via pública», não havendo, naquela altura, «informação de danos significativos na sequência da chuva que caiu».
«Não há estradas nacionais cortadas, mas houve vias em Olhão que ficaram intransitáveis», como é o caso da Avenida Dr. Bernardino da Silva, que liga a Rotunda do Cubo, na EN125, ao túnel sob a via férrea.
Ao todo, desde as 00h00 desta sexta-feira e até cerca das 13h00 de hoje, «foram registadas 14 ocorrências» pelo CREPC Algarve, nas quais se incluem um queda de árvore em Faro e inundações em Quelfes (Olhão) e na zona do Bengado, em Santa Catarina da Fonte do Bispo (Tavira).
A região do Algarve e o Baixo Alentejo estão neste momento sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à previsão de chuva intensa com «forte com potencial para ocorrência de cheias rápida», e assim continuarão até às 18h00 de hoje.
Depois dessa hora o aviso passa a amarelo, mas o risco de inundações irá manter-se, no Algarve e Baixo Alentejo.