«Tragam ténis, porque vai haver muita dança, muito ritmo e boa vibe». O conselho e a promessa são dos Calema, que encabeçam o cartaz da Passagem de Ano em Monte Gordo, festa que decorre entre 28 de Dezembro e a madrugada de 1 de Janeiro e inclui também atuações de Maninho e Danni Gato.
A Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) apostou forte na programação para os últimos dias de 2024, com o «objetivo de ter a melhor passagem de ano do Algarve».
«O que queremos é atrair muita gente, muitas famílias, de modo a encher todos os hotéis e restaurantes e ter o comércio com muito movimento», resumiu Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA, à margem da apresentação do evento, onde também marcaram presença os Calema e o algarvio Danni Gato.
«Queremos que a nossa economia mexa e continuar com os níveis de desemprego baixo, como temos conseguido. Hoje não se nota a diferença entre a época baixa e a época alta, a este nível. Basta olhar para os números do desemprego ao longo dos anos», reforçou.
Os irmãos António e Fradique Mendes Ferreira, dos Calema, deixaram a garantia de que será, «de certeza, uma noite inesquecível», ao som de uma mistura de estilos musicais, incluindo pop, R&B, e influências africanas.
«A primeira vez que estivemos cá formos muito bem recebidos, sentimo-nos em casa. É sempre um prazer voltar. Esperamos passar uma noite incrível, aqui com as pessoas, com muita dança, muita música e muita energia, para entrarmos em 2025 da melhor forma possível», ilustrou António Mendes Ferreira.
A dupla, cujo nome remete para a ondulação especial da costa africana, irão apresentar os seus grandes sucessos, nos quais se incluem as músicas “A Nossa Vez” e “Te Amo”.
Os irmãos são-tomenses vão começar a atuar logo nos primeiros minutos de 2025, após o já tradicional fogo-de-artifício, que assinalará a despedida de 2024 e a entrada no novo ano.
A festa de réveillon terá entrada gratuita, à semelhança de todas as atuações agendadas para Monte Gordo, na reta final do corrente ano.
O programa terá início a 28 de Dezembro, com a atuação de Maninho, «cantor e compositor que se tem destacado no cenário nacional com a sua abordagem única e envolvente de pop e música lusófona», segundo a Câmara de VRSA.
O artista brasileiro não esteve presente em Monte Gordo, na apresentação do evento, mas deixou uma ambiciosa mensagem em vídeo: «Podem ter a certeza que vai ser a melhor passagem de ano de sempre no Algarve».
Na primeira noite, atuam ainda Galopim e DJ Miax.
No dia 29, um domingo, a noite será animada pela “prata da Casa”, nomeadamente pelos Sugaland e pelo DJ Karussa.
No dia 30 de Dezembro, segunda-feira, destaque para o DJ algarvio Danni Gato, que se mostrou feliz por regressar a “casa” e atuar em Monte Gordo. No mesmo dia, sobe ao palco o projeto Samba da Malta.
No último dia do ano, ainda antes do fogo-de-artifício e da atuação dos Calema, a animação será garantida pelo Duo Reflexo e pelo projeto “Time Travel”, com Possessivo e DJ Karussa.
Para garantir este cartaz, a Câmara de Vila Real de Santo António teve de abrir os cordões à bolsa.
«É um investimento forte, graças à taxa turística, porque, de outra forma, não tínhamos condições para o fazer, porque a situação financeira do município é muito grave. Há mais de um ano que este cartaz estava a ser pensado», revelou Álvaro Araújo.
«Acho que está aqui tudo reunido para que tenhamos uma grande festa e um grande êxito», rematou o presidente da Câmara de VRSA.
Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação