Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mais cooperação entre autarquias, maior envolvimento da comunidade científica, valorização económica das algas recolhidas e necessidade de criação de um fundo de apoio do governo central para os municípios afetados. É isto que é preciso para que se possa lidar com as algas invasoras nas praias algarvias.

O tema foi debatido na quarta-feira em Lagos, numa conferência organizada pela Associação Limpeza Urbana (ALU), com o apoio do município lacobrigense, e que juntou autarcas, entidades regionais e nacionais e público em geral no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI.

A espécie Rugulopterix okamurae é originária da costa asiática e muitas dores de cabeça e gastos tem exigido de municípios portugueses (com especial incidência no Barlavento algarvio) e espanhóis, sendo o caso mais recente a sua presença na Meia Praia.

lagos eventos

A sessão contou com várias perspetivas, traçando um diagnóstico, propostas e planos de ação, com intervenções de especialistas da área científica, empresas ligadas à intervenção e remoção das algas invasoras dos areais ou no mar e a perspetiva espanhola no tratamento do problema.

Luís Bandarra, vereador com o pelouro do Ambiente, revelou que, no espaço de quatro anos, a autarquia lacobrigense já gastou cerca de 348 mil euros para a remoção das macroalgas das praias do concelho.

Trata-se de encargos inesperados que obrigam a constantes revisões orçamentais e têm um preocupante impacto económico ao nível turístico, embora as seis mil toneladas já recolhidas tenham sido entregues a agricultores nas áreas do Vale da Lama e Sargaçal com vista ao desenvolvimento da produção local.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



recrutamento zoomarine 2025
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Abertura da epoca balnear_albufeira_er_01

Albufeira abriu hoje a época balnear com tudo a postos nas suas 25 praias com bandeira azul

praia de Monte Velho – Porto das Carretas

Há uma terceira bandeira azul para uma praia do concelho de Santiago do Cacém

Fachada Centro saude de Lagos

Dispositivos tradutores já facilitam comunicação com utentes no Centro de Saúde de Lagos