As Câmaras Municipais de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Ourique exigem que «o Ministério da Saúde defina rapidamente soluções capazes» para o funcionamento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde, de modo a salvaguardar as populações destes concelhos.
Por isso, «ainda hoje [ontem] vão solicitar uma reunião conjunta e com caráter de urgência com a Senhora Ministra da Saúde».
Esta tomada de posição, anunciada em comunicado conjunto pelos cinco Municípios, segue-se à reunião que os presidentes das Câmaras – António Brito, Carlos Teles, António Bota, Mário Tomé e Marcelo Guerreiro – mantiveram hoje, dia 12 de Novembro, com o presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), para analisar «as enormes dificuldades e problemas agora sentidas e previstas no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde».
Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, um dos municípios afetados, revelou que «de acordo com a escala prevista até ao momento, nas próximas semanas podem vir a ocorrer vários encerramentos neste serviço essencial para Ourique e para a nossa região. Esta é uma situação que nunca ocorreu nesta dimensão ao longo dos últimos anos».
Por seu lado, António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, disse que o SUB poderá fechar, em vários dias deste mês, «devido às ausências de médicos, o que limita a elaboração das escalas».
E, já esta sexta-feira, «há mesmo a possibilidade de encerramento durante 24 horas», acrescentou o autarca.
Tal como salientam as cinco Câmaras Municipais no seu comunicado, o « SUB de Castro Verde vai fechar mais vezes em oito meses do que nos últimos oito anos».
Na reunião com o presidente da ULSBA, os autarcas «com espírito colaborativo e construtivo», voltaram a manifestar «total disponibilidade para colaborar em soluções, mas, ao mesmo tempo, exigiram respostas concretas que evitem este sério problema no SUB de Castro Verde».
Defenderam também que, «ao nível das insuficiências existentes nos Centros de Saúde de Aljustrel e Mértola, também sejam criadas soluções objetivas».