“Inteligência Artificial: onde estamos e para onde vamos?”. Este é o tema da lição de sapiência a ser proferida pelo professor Arlindo Oliveira, convidado para a cerimónia de celebração do Dia do Instituto Politécnico de Beja na próxima segunda-feira, 11 de Novembro.
A palestra começará às 15h00.
Arlindo Oliveira nasceu em Angola e viveu em Moçambique, Portugal, Suíça, Estados Unidos, Japão e China.
Tem uma licenciatura pelo Instituto Superior Técnico (IST) e um doutoramento pela Universidade da Califórnia em Berkeley.
É professor catedrático Distinto do IST, presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos, investigador do INESC-ID, e professor convidado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau. Publicou cinco livros, traduzidos em diversas línguas, e centenas de artigos científicos e de divulgação.
Foi administrador de diversas empresas e instituições e presidente do IST, da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e do INESC-ID. Foi diretor do nó português da rede europeia de dados biológicos ELIXIR, professor visitante no MIT e da Universidade de Tóquio, e investigador do CERN, do INESC, dos Cadence Research Laboratories e do Electronics Research Lab em Berkeley.
Foi membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Consultivo do Painel de Ciência e Tecnologia do Parlamento Europeu (STOA).
O programa do aniversário pode ser consultado aqui.