Uma conferência, um workshop, um mercadinho, stands de exposição e comercialização do azeite, visitas de campo, provas de azeite, showcooking, integram vasto leque de atividades do 2º Festival do Azeite Novo, que terá lugar nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, em Évora.
O Festival é promovido pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), com o apoio da Câmara Municipal de Évora, o âmbito do projeto Da Oliveira à Mesa, cofinanciado por fundos comunitários e nacionais, através do PDR2020 e que tem como missão aumentar a literacia sobre o azeite do Alentejo, desde a sua origem no campo, até chegar às mesas de refeição.
“Portugal tem vindo a destacar-se de forma crescente no panorama mundial do azeite, quer pela área de olival que possui no contexto europeu (cerca de 6%) e mundial (cerca de 3%), quer pela tipologia dos olivais e pela eficiência da produção nacional responsável por fornecer 6,42% do mercado, quer ainda pela excelente proporção de azeite virgem e virgem extra em relação à produção total que detém, ocupando já posição entre os 10 maiores produtores mundiais de azeite, e esperando-se que, a breve trecho passe para o top 3″, disse Gonçalo Morais Tristão, presidente do CEPAAL.
“Este extraordinário desenvolvimento que temos tido, sobretudo na última década, e que, em 2023, permitiu que as exportações de azeite nacional ultrapassassem os mil milhões de euros pela primeira vez, é fortemente impulsionado no contexto nacional pela região do Alentejo”, acrescentou.
“E é no coração desta região, onde o azeite é rei e faz parte da sua tradição milenar, que vamos realizar a 2ª edição do Festival do Azeite Novo, com o intuito de sensibilizarmos, além dos profissionais do setor, o público e os restauradores para a importância do consumo de azeite enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer o melhor da produção olivícola portuguesa e uma forma de prestigiarmos a cultura e a identidade nacionais, fazendo jus ao valor do nosso património”, concluiu.
.
Durante dois dias, o Palácio D. Manuel e o Mercado de Évora serão palco de festa e ponto de encontro de profissionais, visitantes e habitantes da cidade, na celebração do Azeite Novo do Alentejo recém produzido na campanha 2024/2025, e que é considerado um dos melhores do mundo.
Uma conferência, um workshop, um mercadinho, stands de exposição e comercialização do azeite, um workshop, visitas de campo, provas de azeite, showcooking, pratos dedicados ao azeite do Alentejo nos restaurantes da cidade e uma carta digital com toda a informação sobre os restaurantes aderentes à iniciativa, os pratos e os azeites disponíveis, integram o vasto leque de atividades do Festival do Azeite Novo, aproximando produtores e consumidores através da celebração do património olivícola nacional.
Esta iniciativa que o CEPAAL organiza anualmente, e que este ano conta igualmente com o apoio do Évora Olive Hotel e da VALKIRIAS Consultores, tem como principal objetivo promover e divulgar os azeites do Alentejo recém-produzidos na campanha 2024/2025. impulsionar o consumo de azeite de qualidade e fomentar o conhecimento sobre um produto extraordinariamente rico e saudável, que faz parte do património alimentar e cultural do nosso país, sendo um dos principais alicerces da dieta mediterrânica.
Visando aproximar produtores e consumidores através da celebração do património olivícola da região, o Festival do Azeite Novo irá também envolver ativamente os restauradores: um prato dedicado ao evento e feito com Azeite do Alentejo estará disponível nos restaurantes da cidade de Évora.
Será divulgada uma carta digital com toda a informação sobre os restaurantes aderentes, os pratos e os azeites disponíveis.
O programa do Festival do Azeite Novo abrirá no dia 6 de dezembro, às 9h00, no Palácio D. Manuel, com a conferência As características das variedades portuguesas de azeitona.
No mesmo dia, terá lugar, pelas 14h00, uma visita de campo.
A participação no Congresso e na Visita de Campo são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, clicando aqui e aqui.
Integra o programa também, no Mercado de Évora, dias 6 e 7 de dezembro, das 9h00 às 18h00, o Mercadinho do Azeite Novo, uma oportunidade para conhecer os azeites do Alentejo e os produtores que aí irão marcar presença.
Também no Mercado de Évora, irão ter lugar, no dia 7 de dezembro, às 9h00, o Workshop Azeite do Olival à Mesa, uma prova de azeites em horário a confirmar, e um showcooking a cargo do chef André Cabrita.
A participação no workshop e na prova de azeite são gratuitas. A inscrição deve ser feita aqui.