O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, «por vezes forte e acompanhada de trovoada», para o Sul do país esta terça-feira, 15 de Outubro, alertando para a possibilidade de cheias e inundações.
O IPMA já colocou o Algarve sob aviso amarelo (das 12h00 às 15h00 e das 21h00 às 00h00) e laranja (15h00 às 21h00).
A chuva deve aparecer com mais força à tarde, nas regiões Centro e Sul, progredindo para o interior Norte a partir da noite.
A isto junta-se «vento forte a predominar do quadrante sul no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas regiões Centro e Sul, sobretudo a partir da tarde».
Para quarta-feira, 16 de Outubro, estão previstos «períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro durante a madrugada, passando gradualmente a regime de aguaceiros de norte para sul a partir do início da manhã, e que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial nas regiões Norte e Centro».
Dado estas previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, e de cheias «potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras».
Por isso, a ANEPC pede que se garanta a «desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de materiais que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas» e a «adequada fixação de estruturas soltas (andaimes, placards e outras estruturas suspensas)».
A Proteção Civil também pede que se tenha «especial cuidado na circulação e permanência» junto de árvores e que se adote «uma condução defensiva».