As portas de mais um Algarve Tech Hub Summit abriram às 14h00 desta quarta-feira, 23 de Outubro, na praia do Inatel, em Albufeira, para mostrar como o Algarve também pode ser «um polo tecnológico reconhecido a nível europeu».
«O Turismo é a base da economia algarvia, e irá continuar a ser, mas hoje, mais do que nunca, a tecnologia desempenha um papel vital no desenvolvimento económico e no Algarve não é exceção», começou por salientar Joaquim Nascimento, presidente da Algarve Evolution.
Se havia, há uns anos, pouco tecido tecnológico na região, Joaquim Nascimento acredita que estamos agora «a assistir a uma transformação» e que para isso também terá contribuído a Algarve Tech Hub Summit.
«As empresas tecnológicas estão a prosperar e é muito interessante ver jovens profissionais qualificados a ficar no Algarve e também a região atrair outros profissionais para virem para cá», continuou.
Ricardo Calé, vogal da direção da Algarve STP, fez também questão de salientar que eventos como este servem para mostrar que «o Algarve tem capital humano qualificado» para que se continua a apostar na inovação.
Até sexta-feira, 25 de Outubro, nesta cimeira, serão debatidas as últimas inovações tecnológicas em várias áreas, como turismo, desporto, setor agroalimentar, saúde e educação, em ações que vão desde as conferências, aos eventos de networking e alguns workshops, com destaque para o Fuck Up Nights, organizado por Anshul Punhani, um profissional do Marketing Executivo.
Atualmente, são várias as entidades regionais que trabalham para alavancar o Algarve nas áreas da inovação.
Aquiles Marreiros, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, frisou que, nos últimos anos, foram também mobilizadas verbas para acompanhar esta mudança.
«O ecossistema regional de inovação no Algarve mudou e mudou na quantidade, qualidade e diversidade de atores. Sobretudo aqueles que estão aqui a discutir tecnologia. Na CCDR, também mudámos com a mobilização de verbas para acompanhar esta mudança. Dos 780,3 milhões de euros que estão disponíveis no Algarve 2030, 33% são destinados às empresas, mais de 257 milhões de euros. Em seis anos, é mais do dobro do que tivemos nos últimos 15 anos», afirmou, realçando os incentivos dedicados à transição tecnológica e digital.
João Rodrigues, vice-reitor da Universidade do Algarve, aproveitou ainda a cerimónia de abertura para dar a conhecer o ecossistema de inovação localizados nos Campus de Gambelas e Penha. «Temos infraestruturas de capacitação, como o UAlg Tec Health, o UAlg Tec Campus ou o UAlg Tec Start, e iniciativas como o “Ideias em Caixa” para apoiar a criação de novas empresas».
O primeiro dia de Algarve Tech Hub Summit contou também com a presença de nomes como Ioannis Sagias, representante da Comissão Europeia, que abordou as tendências e os desafios de construir uma Europa resiliente na era da tecnologia, Helena Rosário da Costa, da Agência Nacional de Inovação, que destacou como as estratégias de inovação tecnológica são essenciais para a criação de ecossistemas de inovação regionais, ou Sandro Mendonça, do Gabinete Europeu de Patentes, que destacou a importância de proteger a propriedade intelectual.
O evento, organizado pela Algarve STP, Algarve Evolution e Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, conta com a a participação de empreendedores, investidores e inovadores de diversas áreas e é de entrada livre.
Esta quinta-feira, 24 de Outubro, o programa conta com painéis como “Fostering Regional Innovation: Strategies to Attract Investors and Support Startups in Emerging Tech Ecosystems”; “Future of Education: How to Become A Learning Region”; “Driving Change: Designing the Future’s Innovation Ecosystem”; “The Algarve Investment Blueprint: Building the Path to Growth” e “Strategies for Innovative Cities: Building the Future” na parte da manhã.
À tarde, fala-se de “Talent Development: Attracting, Retaining the Highly Skilled”; “Remote Work and Digital Nomad Communities”; “Smart AgroTech: Cultivating Sustainability with Cutting-Edge Technology”; “Robotics & IoT: The Intersection of Innovation and Application”; “Inspire & Innovate: Women Transforming Business”; “The Art of Bouncing Back: Lessons from Failure”e “Startups Showcase”.
O programa pode ser consultado aqui.
Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação