Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

As surfistas portuguesas Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot avançaram hoje, 15 de Outubro, para os quartos de final do Saquarema Pro, prova do circuito de acesso à Liga Mundial de Surf (WSL), e vão discutir entre si a presença nas ‘meias’.

Teresa Bonvalot foi a primeira a entrar na água, na primeira bateria dos oitavos de final, e ultrapassou ‘à justa’ a havaiana Nora Liotta, ambas com uma pontuação de 10,77 (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas, mas com a atleta lusa a beneficiar de ter a nota mais alta numa das ondas (6,17 e 4,60 contra 5,60 e 5,17 de Liotta).

Logo a seguir, na segunda bateria dos ‘oitavos’, foi a vez de Yolanda Hopkins, com 12,33 pontos (6,83 e 5,50), afastar a australiana Sally Fitzgibbons – ex-top mundial e líder do circuito das Challenger Series, tendo já assegurado uma vaga na elite em 2025 -, com 9,90 (5,47 e 4,43).

infraquinta rumo à sustentabilidade

Yolanda Hopkins, surfista algarvia de 26 anos, é a única portuguesa ainda com hipóteses de subir ao circuito mundial, precisando de vencer a prova de Saquarema para alcançar o World Tour (WT).

Por seu turno, Francisca Veselko, que competiu no terceiro ‘heat’ dos oitavos de final, fez 11,27 pontos (6,10 e 5,17), sendo afastada da prova brasileira pela francesa Vahine Fierro, que marcou 14,66 (8,33 e 6,33).

Assim, a participação lusa fica reduzida às duas atletas olímpicas, uma vez que Mafalda Lopes tinha sido eliminada na primeira ronda e, no quadro masculino, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves também já estão arredados da competição.

O período de espera do Saquarema Pro, sexta e última etapa do circuito Challenger Series (CS) de surf, decorre no Rio de Janeiro e prolonga-se até 20 de Outubro.

 



sessões de cinema de inverno
zoomarine

Também poderá gostar

João Maria Mendonça

Surfista algarvio João Maria Mendonça fecha pódio no Somersby Porto Pro

aljezur surf fest copy

Aljezur Surf Fest promete um mês de surf, música e cultura

Foto: WSL

Algarvia Yolanda Hopkins cai nos “oitavos” da etapa lusa do circuito mundial de surf