A oficina performativa “Roubei um livro na cabine de leitura e hoje vou ler”, dirigida por João Brito, do LAMA Teatro, vai decorrer entre os dias 6 e 8 de Novembro na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, e culminar com uma apresentação/performance no mesmo espaço, no dia 9, às 21h30.
Os interessados em participar nesta ação deverão efetuar a sua inscrição até dia 3 de Novembro, através do e-mail [email protected] ou dos números 281 320 576 ou 281 320 585.
Não é necessário ser ator/atriz ou ter formação artística.
«Os participantes vão ser convidados a “roubar” um livro de uma cabine de leitura, surripiando palavras de outrem que ecoam de certa maneira no seu íntimo. A ideia consiste em trazer um livro e as consequentes palavras para que se possa explorar a relevância desse objeto e seu conteúdo», descreve a Câmara de Tavira.
O projeto baseia-se na premissa “Se tivéssemos meia hora em que todas as pessoas do mundo nos estão a escutar, o que diríamos?
«Essa argumentação global é inspirada pelas palavras do livro que têm à frente e ampliada a partir do segundo objeto desta oficina, o telemóvel».
«Alguns participantes vão ler o que mais lhes interessa e o que acham mais relevante daquele livro, os outros vão estar em direto nas redes sociais, a partir de vários planos. Interessa pesquisar estes três planos da leitura: a leitura para nós (estar connosco); ler com o outro e a consequente partilha; ler em várias dimensões: para o mundo através da câmara do telemóvel, para quem filma e para quem nos rodeia in loco», acrescenta a autarquia.