Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

É uma ajuda, mas André Gomes queria mais. O orçamento da Região de Turismo do Algarve (RTA) vai ser reforçado para 2025, mas não através do Orçamento de Estado, uma das principais bandeiras do atual presidente. 

Este reforço de verbas foi anunciado por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, numa recente vinda ao Algarve para anunciar a continuidade do MotoGP no Autódromo.

Na ocasião, o governante assumiu que o executivo iria «reforçar o orçamento para 2025», falando do Algarve como uma «porta de entrada estratégica» dos turistas em Portugal.

Banner lateral albufeira

Em declarações ao Sul Informação, André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve, saudou este reforço, mas… queria mais.

«Há um reforço, mas não via Orçamento de Estado, como defendi», disse. De resto, esta foi sempre uma das principais bandeiras de André Gomes, vincada logo quando se anunciou como candidato.

Na altura, o atual presidente da RTA acusou mesmo o Governo (ainda PS) de fazer um «forte desinvestimento» no Algarve.

No total, o orçamento da Região de Turismo do Algarve será de cerca de 5,5 milhões em 2025, o que representa um acréscimo de 500 mil euros face a este ano.

Ora, o aumento previsto vem de verbas do Turismo de Portugal e não do OE. «Ainda é insuficiente face ao que queremos», defendeu André Gomes.

«Nós, via Orçamento de Estado, somos prejudicados logo à partida num critério: somos uma região só com 16 municípios. As outras entidades regionais têm muito mais», explicou ainda.

Questionado sobre em que é que será utilizado esse reforço de 500 mil euros, André Gomes explicou que será usado para «ações de promoção interna, mas também externa».

Por isso, está previsto canalizar cerca de 200 mil euros para a Associação Turismo do Algarve (ATA), responsável por essa promoção fora de Portugal e Espanha.

De resto, o secretário de Estado do Turismo, aquando do anúncio do reforço do orçamento, vincou que o Algarve é «um bom ponto de partida para reforçarmos a competitividade e atratividade que o país tem, podendo, a partir daqui, captar novos investimentos».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



são brás de alportel

Também poderá gostar

Sul Informação - No Algarve, ano turístico de 2023 foi de recordes em (quase) toda a linha

Algarve é o convidado da BTL do próximo ano para «reforçar ligação emocional com portugueses»

Sul Informação - Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Sul Informação - Herdades alentejanas convidam turistas a participar nas vindimas

Turismo do Centro quer rota de enoturismo com Alentejo e Extremadura espanhola