A proposta de requalificação das esplanadas na rua Vasco da Gama, em Quarteira, apresentada pelo vereador do PSD/Loulé João Paulo Sousa, foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal (PS), no passado dia 14 de Outubro.
«É com grande satisfação que vemos a luz verde para uma medida tão relevante numa das artérias mais importantes e movimentadas de Quarteira”, afirma o social-democrata, defendendo que «esta requalificação trará benefícios significativos para a população e para o comércio local».
De acordo com o PSD/Loulé, a proposta assenta essencialmente na reorganização das várias esplanadas existentes naquela rua, «apostando num espaço público mais funcional e esteticamente harmonioso, integrando ainda soluções sustentáveis e acessíveis».
«Estamos a falar de uma intervenção que, além de melhorar o ambiente urbano, aumentará a competitividade do comércio local e criará uma área mais atraente para residentes e turistas», salientou ainda João Paulo Sousa.
Na nota enviada às redações, o partido da oposição salienta que a requalificação «permitirá a implementação de soluções sustentáveis, como a utilização de materiais ecológicos, a instalação de mobiliário urbano durável, e a promoção de áreas verdes».
Além disso, a reorganização das esplanadas tem como objetivo «melhorar a mobilidade pedonal, facilitando a circulação e a acessibilidade, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida».
Por seu lado, o presidente do PSD/Loulé, Cláudio Lima, assinalou que «o nosso partido é hoje, sem sombra de dúvida, uma voz atuante no panorama político local e que não se limita apenas ao papel de contrariar as opções do PS, quando entende que não servem os interesses da população».
O líder da concelhia social-democrata destacou a importância de apresentar propostas que geram consenso, «através dos seus interlocutores na Vereação, na Assembleia Municipal ou nas Assembleias de Freguesia», e diz que «não temos receio de apresentar a nossa visão sobre o queremos para o concelho de Loulé, mesmo fora dos períodos eleitorais».
O PSD/Loulé espera que a proposta seja executada pelo atual executivo até ao começo do próximo verão.