Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O projeto internacional DIBEST, que envolve várias entidades algarvias, está a preparar um programa de formação e mentorias gratuitas aos empresários participantes, na sequência da terceira reunião presencial desta parceria, que decorreu nos dias 23 e 24 de Outubro, em Caén, França.

O encontro de dois dias contou com diversas apresentações, workshops, debate e discussão.

Na reunião foi apresentado, pela Universidade do Algarve (UAlg), o “Estudo de Análise de Necessidades Formativas de Digitalização”, que envolveu 190 microempresas de turismo costeiro de quatro países do Espaço Atlântico: Espanha, França, Irlanda e Portugal.

lagos eventos

«Com base neste diagnóstico, que inclui as principais características formativas requeridas pelo tecido empresarial em matérias de marketing digital, a parceria está a conceber um programa de formação online gratuito, com início previsto para o primeiro trimestre de 2025», segundo o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, que é, à semelhança da UAlg (CRIA) e do Turismo do Algarve, um dos parceiros do DIBEST.

«Para além do programa formativo e do networking internacional, está a ser desenvolvido um pacote de serviços que inclui mentorias personalizadas, masterclasses, workshops e planos de ação direcionados a cada empresa», acrescentou.

A convocatória às empresas está prevista até ao final de 2024. Mais informação sobre o projeto está disponível aqui.

O projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social destina-se às microempresas turísticas da região costeira atlântica. O objetivo é aumentar a competitividade e o acesso aos mercados através de ferramentas de tecnologia digital e a sustentabilidade ambiental.

Sob a chancela do programa Interreg Espaço Atlântico, «este projeto inclui uma tripla hélice: investigação, turismo e componente empresarial, abrangendo um total de doze parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda».

Na parte lusa, para além das três entidades algarvias, é parceiro o Sines Tecnopolo.

O projeto DIBEST – Digital Innovation for Blue Enterprises & Social Tourism, com término previsto para Julho de 2026, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 



sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

moagem saboia

Incubadora de Empresas da Moagem de Sabóia promove jornada empresarial

apresentacao-choose-guadiana-routes (1)

Novo projeto aposta na «visibilidade internacional» do Baixo Guadiana

Foto: Alexandra Hoesen, aluna da ETIC_Algarve

Atividade económica sofreu quebra de 15% no dia do apagão