A Praia do Carvoeiro vai ser primeiro local do concelho de Lagoa dotado com videovigilância. Para isso, a Câmara Municipal de Lagoa e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, no dia 22 de outubro, um protocolo que permitirá a instalação desse sistema de videovigilância.
Em declarações ao Sul Informação, Luís Encarnação, presidente da autarquia, revelou que o segundo local deverá ser Ferragudo, mas aí o processo ainda está mais atrasado.
Quanto à previsão da entrada em funcionamento das câmaras de videovigilância na Praia do Carvoeiro, a sua instalação só poderá avançar depois de a GNR formalizar o pedido de autorização junto do Ministério da Administração Interna e receber a respetiva aprovação.
«A nossa expectativa é que possamos ter este sistema piloto a funcionar na próxima época alta, mas não depende de nós», explicou o autarca.
Ao que o Sul Informação apurou, a instalação e manutenção deste sistema irá custar perto de 230 mil euros (mais IVA), e será inteiramente pago pelo Município de Lagoa.
A autarquia salientou, em nota enviada às redações, que se trata de uma iniciativa «de extrema importância para a segurança da população local e dos muitos visitantes da vila», que «representa um passo decisivo para a prevenção e combate à criminalidade».
O sistema de videovigilância será composto por câmaras distribuídas em zonas estratégicas, como as principais vias de acesso e áreas de maior afluência turística, garantindo uma monitorização constante das áreas públicas.
A central de monitorização das imagens ficará sediada nas instalações da GNR, o que permitirá uma resposta mais célere e eficaz em caso de incidentes.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, o Comandante Distrital da GNR, Coronel Marco Henriques, sublinhou a relevância desta parceria e o impacto positivo que a videovigilância terá na prevenção de crimes e na proteção da comunidade.
O presidente da Câmara Luís Encarnação também reforçou a importância deste projeto para a segurança da população, salientando que «este é um passo importante para garantir a tranquilidade e bem-estar de quem vive e visita a Praia do Carvoeiro».
«O nosso compromisso com a segurança é uma prioridade e, com este sistema de videovigilância, reforçamos a capacidade de intervenção e prevenção de eventuais comportamentos ilícitos. A colaboração com a GNR é fundamental para este objetivo, e esperamos pela aprovação do M.A.I., para que possamos avançar com a instalação do sistema o mais breve possível», acrescentou o autarca lagoense.
Este protocolo, sublinha a Câmara, «marca uma nova etapa na estratégia do Município de Lagoa em reforçar a segurança pública e consolidar a cooperação com as forças de segurança locais».