“Era só o que faltava!” é o nome da «campanha inovadora de combate ao desperdício alimentar» que a Resialentejo vai lançar hoje, dia 8 de Outubro, dirigida à comunidade escolar do 2º e 3º ciclo do ensino básico dos oito municípios onde a empresa intermunicipal de Valorização de Resíduos do Baixo Alentejo desenvolve a sua atividade.
A «vertente inovadora» desta campanha de sensibilização é a realização do concurso de culinária “Sobras com sabor”, «que pretende sensibilizar a comunidade escolar para a prática de uma alimentação sustentável e saudável, estimulando a partilha de ideias entre alunos e famílias», segundo a Resialentejo.
«Destaque também para sessões de showcooking, que demonstram formas simples de reduzir o desperdício alimentar com o aproveitamento de sobras. As atividades serão lúdicas e ao mesmo tempo pedagógicas, incluindo a utilização de uma mascote e um momento de exposição de conteúdos. O objetivo é conduzir ao aprofundamento da problemática do desperdício e partilhar de informações práticas para a redução de perdas e valorização de resíduos alimentares, em contexto doméstico», acrescenta a empresa.
A campanha “Era só o que faltava” surge na sequência de uma candidatura aprovada no âmbito do projeto “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”, financiada pelo Fundo Ambiental.
O desperdício alimentar, lembra a Resialentejo, «é um problema mundial, que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), resulta no desperdício de cerca de um terço de todos os alimentos produzidos em todo o mundo».
«Através desta ação, a Resialentejo pretende contribuir para a consciencialização da população sobre a problemática do desperdício, dotar as famílias de informações práticas sobre redução de perdas e valorização de resíduos alimentares, e educar as faixas etárias mais jovens para a importância de uma alimentação saudável e variada», conclui.