A obra de reabilitação de um edifício, no centro histórico de Loulé, para criar 7 fogos para habitação vai começar «nos próximos dias». O auto de consignação da empreitada aconteceu esta quarta-feira, 30 de Outubro.
Este é mais um dos investimentos inscritos na Estratégia Local de Habitação 2019-2030 do Município de Loulé, num valor de mais de 1,3 milhões de euros.
Implantado num lote de terreno de 353 metros quadrados, a requalificação do imóvel permitirá criar sete fogos para habitação, sendo três deles destinados a arrendamento apoiado (financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência em cerca de 430 mil euros) e quatro a arrendamento acessível.
A intervenção que agora arranca irá incidir na parte estrutural do edifício, bem como na renovação das infraestruturas de águas, esgotos, eletricidade e telecomunicações.
A obra será executada em dois anos, «um prazo dilatado dado o seu enquadramento arqueológico», como referiu o representante da empresa construtora, Bruno Cardona, uma vez que o imóvel, datado dos finais do século XIX, está localizado na Zona Histórica, perto do Largo do Chafariz.
No dia em que entrou em funcionamento a Loja “Loulé Habita”, o autarca Vítor Aleixo sublinhou «o vigor e o dinamismo que a Câmara tem imprimido na sua política de habitação».
«A Câmara Municipal de Loulé é das que trabalha melhor em Portugal relativamente a este problema gravíssimo que é a falta de habitação. Ainda ontem atribuímos as chaves de uma moradia em Salir a um jovem casal e foi bonito ver a alegria destes jovens a receber uma casa. É um direito consignado na nossa Constituição», concluiu.