Internacionalização, inteligência artificial, blockchain, tecnologia no desporto e na hotelaria foram alguns dos temas que marcaram o último dia da Algarve Tech Hub Summit 2024.
Foi uma jornada repleta de debates inspiradores junto à praia do Inatel, em Albufeira, que terminou com o anúncio de mais uma edição deste evento que não pára de crescer e que estará de regresso, em local a definir, de 17 a 19 de Setembro de 2025.
No primeiro painel, “Do Algarve para o Mundo: Expandir Inovações além-fronteiras”, Hugo Barros, chefe de divisão no CRIA da Universidade do Algarve, Luís Conceição, co-CEO da Sparos, Pedro Bastos, CEO da NUTRIFRESCO, e Francisco Belo, administrador da Congelagos, discutiram como as empresas da região estão a expandir-se para mercados internacionais, explorando os desafios e oportunidades da internacionalização.
Depois, o palco foi para a Inteligência Artificial e as suas implicações éticas. Breanndán Ó Nualláin, professor na Universidade de Amesterdão, e Tom Murphy, fundador da Machine Learning Programs e consultor em Inteligência Artificial, refletiram sobre as implicações éticas do viés na inteligência artificial e sobre como as organizações podem agir de forma responsável e inclusiva ao utilizarem esta tecnologia emergente.
A terceira discussão do dia reuniu Joaquim Nascimento, presidente da Algarve Evolution, Sharon Farrell, chair do Ireland Portugal Business Network, Manuela Robinson, presidente da Câmara De Comércio e Indústria Luso-sul-africana, e Wouter Heijnen, líder de fundos da COREangels Algarve, que exploraram táticas e estratégias de networking internacional para impulsionar negócios e criar parcerias além-fronteiras.
A programação continuou com “Blockchain e além: Aplicações Futuristas para Transformar Mercados”, onde Clarissa Peereboom, co-fundadora da Algarve Blockchain Community, Paulo Zhan, business developer do Bison Bank, e Ricardo Martins, Chief Crypto Officer da Bison Digital, partilharam as suas experiências com a tecnologia blockchain, bem como as suas aplicações e potenciais transformações nos mais variados sectores.
“Capacitar o Algarve: Atrair Talento e Acrescentar Valor” é um dos caminhos para que a região atinja o objetivo de se tornar num polo tecnológico de referência a nível europeu. Daí o relevo da discussão que juntou Sílvia Metrogos, Eviden, Ulrich Brandner, fundador do CIB Group, e Luís Coelho, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Quem diz que o desporto e a tecnologia não podem ser aliados? O ex-tenista Frederico Gil, fundador e CEO da FredGil Tennis, Nuno Barroca, chefe de scouting do SC Farense, Gil Guilherme, vice-presidente da Algarve Evolution, e Diogo Mascarenhas, CEO da Tiesports, mostram o contrário, numa discussão sobre como o digital está a transformar o desporto.
Neste terceiro e último dia da Algarve Tech Hub Summit, falou-se ainda, como não podia deixar de ser, do Futuro da Hotelaria e Turismo, em dois momentos.
Primeiro, num painel moderado por Jorge Cabaço, da Algarve Evolution, que contou também com Sofia Ançã, fundadora da CULTUROLOGIX, Nuno António, professor e CTO da ITBase, e Ignacio Correia, fundador e CEO da AI-Native Digital Agency, analisou-se como o Algarve pode integrar soluções digitais para oferecer experiências de turismo únicas e personalizadas.
Depois, falou-se de “Escapadas Inovadoras” e como a sustentabilidade está a transformar as experiências de viagem no Algarve. Luís Segura, da Região de Turismo do Algarve, João Caldas Fernandes, diretor-geral do Amendoeira Golf Resort, André Matos, diretor executivo de qualidade do Hotel Vila Vita Parc, e Antónia Correia, presidente do KIPT Colab, foram os participantes nesta discussão.
Num dia com um intenso programa, houve ainda tempo para Miguel Fernandes, membro da AlgarveSTP, Sonat Duyar, co-proprietário e CCO da Rat Rig, Agatha Bulha, advogada na José Bulha International Law Firm, e Paulo Bota, alto funcionário público da CCDR Algarve, debaterem os desafios que se encontram nas políticas de apoio ao crescimento de startups.
“Ligar Academia, Tecnologia e Impacto Social: Inovar para uma Saúde Melhor” foi o último painel do dia, que contou com Inês Pombinho de Araújo, diretora da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, Miguel Barbosa, presidente da Tec2Med Global Innovators, e Pedro Pestana, CEO da Neroes. Nesta conversa ficou patente o potencial da tecnologia e da academia em melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.
Mas a grande notícia do dia ficou marcada para o fim. Em clima de festa, foi anunciado que a Algarve Tech Hub Summit está de regresso para o ano: de 17 a 19 de Setembro. O local ainda está por definir, mas pode já reservar espaço na agenda!
A Algarve Tech Hub Summit 2024 teve organização da Algarve STP, Algarve Evolution e a Universidade do Algarve em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira.
A Algarve Tech Hub Summit é o maior evento tecnológico da região, promovendo o diálogo sobre inovação, empreendedorismo e transformação digital. Durante três dias, líderes do setor, startups e especialistas discutem o futuro da tecnologia no Algarve, com o objetivo de diversificar a economia e transformar a região como um polo tecnológico europeu.
Fotos: Algarve Tech Hub Summit