O Município de Faro esteve nos dias 26 e 27 de Setembro em Nice, na França, para participar no Nice Climate Summit e assumir compromissos nas áreas da proteção dos Oceanos e da garantia do acesso à água de qualidade, através da assinatura de duas declarações conjuntas.
Sophie Matias, que representou a Câmara de Faro na qualidade de vereadora das Infraestruturas e Urbanismo, fez uma apresentação sobre Faro e a Ria Formosa, «com enfoque nos projetos em curso para a proteção dos ecossistemas e sustentabilidade das comunidades. Entre eles, destaque para os projetos “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”; o “Projeto LIFE Ilhas Barreira” ou o Plano de Salvaguarda dos Cavalos-Marinhos da Ria Formosa», segundo a Câmara de Faro.
Este é um evento de âmbito mundial, que antecede Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que acontecerá naquela cidade francesa em Junho de 2025.
Presentes, estiveram «todas as partes interessadas para a preparação da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos e para a coligação de cidades e territórios costeiros», entre as quais o Município de Faro.
Estiveram presentes 120 oradores e cerca de 1500 personalidades do mundo da investigação, empresários e lideres políticos.
Entre os temas debatidos, estiveram a transição ecológica, a proteção dos oceanos e o combate à subida do nível do mar.
Nesta cimeira, foram ainda assinados dois documentos de entendimento coletivo.
Um deles, a “Sea’ties Declaration”, é «um memorando que apela à comunidade internacional para agir rapidamente no sentido de preparar as cidades costeiras para as alterações climáticas e que será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, no próximo ano», segundo a Câmara de Faro.
O outro, denominado “Declaration on Water”, é «um memorando dirigido às cidades da bacia do Mediterrâneo, que realça a necessidade de acesso a água de qualidade a todos uma vez que falhas na sua distribuição ou disponibilidade, nomeadamente junto dos mais vulneráveis, poderão vir a gerar problemas graves de conflitos ou mesmo guerras».
Para Sophie Matias, «foi uma honra mas também uma enorme responsabilidade estar presente neste grande evento de caráter mundial, mas que vem na linha dos compromissos já assumidos anteriormente pelo Município de Faro, nomeadamente desde a adesão ao Pacto dos Autarcas, em 2011, e a adoção do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas».