Dois homens foram detidos na noite de ontem, pela PSP de Olhão, por condução sob influência de álcool, posse ilegal de arma de fogo, dano qualificado e resistência e coação sobre funcionário.
No âmbito do policiamento de visibilidade na cidade de Olhão, foi possível perceber que, pelas 3h20, o condutor de uma viatura, ao se aperceber da presença do carro de patrulha, pôs-se em fuga. A polícia perseguiu a viatura, que foi barrada, com o apoio de um outro carro de patrulha.
Aquando da paragem do veículo suspeito, o passageiro, que ostentava uma arma de fogo – carabina – tentou fugir a pé, mas foi apanhado a curta distância.
Segundo a PSP, «ao lhe ser dada a ordem para largar a arma, o mesmo, num primeiro momento, não obedeceu, pelo que foi dado, pelo polícia, um tiro de advertência para o ar. De imediato, o suspeito atirou a arma para o solo, tendo sido possível a sua algemagem e subsequente detenção».
Quanto ao condutor do veículo, depois de a viatura policial, com as luzes e sirenes ligadas, lhe ter bloqueado a marcha, acelereou em direção ao carro da polícia, no qual embateu violentamente, provocando-lhe danos. O condutor acabou detido.
Loho no local, as autoridades apreenderam-lhe 2500 euros, cuja origem não soube justificar, e ainda uma faca. O teste de alcoolemia feito pelo condutor acusou um teor de álcool de 1,61 gr/l no sangue.
Ambos os detidos foram constituídos arguidos e notificados para comparecerem no Tribunal de Olhão, na próxima segunda-feira.