Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

O segredo pode parecer fácil, mas «dá muita chatice». Andar «sempre, sempre» a acompanhar o mercado é o que faz com que a Rolear esteja a comemorar 45 anos de sucessos. Tudo começou com um funcionário, hoje são cerca de 450 de uma marca que faz parte da identidade do Algarve. E que não quer ficar por aqui.

Oportunidade é mesmo uma palavra que se cola a toda a história da Rolear, empresa criada em 1979 por Parreira Afonso, engenheiro nascido no Azinhal (Castro Marim).

Já com alguns anos de trabalho nas áreas da eletrotécnica e mecânica, foi uma «oportunidade» que o fez arrancar para a aventura de criar uma empresa.

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Não era um sonho de sempre. Aconteceu», conta em entrevista ao Sul Informação, no seu gabinete no edifício-sede da Rolear, no Areal Gordo, concelho de Faro.

A empresa, recorda, começou «do zero».

«Eu trabalhei em empresas industriais, em três ou quatro, e usei esse know-how. No Algarve, na altura não havia nada: só oficinas de automóveis. Não havia luz e água em muitos sítios. E eu vi essa oportunidade», diz.

 

 

Sul Informação
Foto: Beatriz Bento | Sul Informação

 

No início, relembra, a Rolear era uma empresa «mais técnica». A expansão começou depois, com a aposta no comércio, na construção.

Hoje, a Rolear tem cinco grandes áreas de atuação: as lojas/distribuição de equipamentos, a distribuição de gás propano canalizado, a construção civil, uma academia de formação técnica especializada e a mais recente aposta, o turismo, sendo proprietária do Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves.

As lojas, reconhece Parreira Afonso, são o que têm «maior peso» na atividade da empresa. «Temos 10, no Algarve, Lisboa e Porto, e estamos a preparar a abertura de mais uma», adianta.

No que toca ao gás, também têm cerca de «17 mil clientes em todo o Algarve».

Na vertente da construção, a Rolear tem feito várias obras de monta na região, de que são exemplo o novo lar da Associação Algarvia, em Faro, o edifício do Algarve Tech Hub, no Campus da Penha da Universidade do Algarve (Faro), o novo terminal rodoviário de São Brás de Alportel ou a remodelação das residências universitárias da UAlg, também na capital algarvia.

Assistir a este crescimento de uma empresa que começou do nada é, para o seu fundador António José Parreira Afonso, algo «quase normal».

 

 

Sul Informação
Foto: Beatriz Bento | Sul Informação

 

 

«Na verdade, significa que acompanhámos o mercado. Nós diversificámos as áreas, fomos pioneiros nas fotovoltaicas, nas eólicas, nas ETAR, no gás metano. O segredo é que andámos sempre a acompanhar o mercado, o que dá muita chatice», diz.

É que nem sempre tudo corre bem, confessa Parreira Afonso, dando o exemplo precisamente o «negócio das eólicas».

Ainda assim, quando questionado sobre qual é o segredo da longevidade da empresa, o seu fundador nem hesita: «o entusiasmo e as pessoas. Estar com elas, falar com elas, percebê-las».

Quanto ao futuro do mundo empresarial algarvio, Parreira Afonso também tem uma ideia bem definida: «o turismo há de continuar. Isto é um sítio maravilhoso, já corri o mundo todo e não encontrei nada como isto. Mas fazem sempre falta empresas de maior dimensão porque, se não forem daqui, têm de vir de fora».

Em relação aos planos para a Rolear, o seu fundador diz que passam por «alguma reorganização».

«Talvez uma maior gestão profissional, dividir os setores… Cada vez estamos mais especializados. Veremos se ainda tenho tempo».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro

casa-praia-de-faro-slider

Lançado concurso para demolição de 49 «edificações precárias» na Praia de Faro

Estadio-Algarve_bc

Estádio Algarve junta-se à Luz e ao Dragão em «prestigiada rede europeia»