Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Concerto-baile, teatro, música e performances dão corpo à Festa em Bensafrim, marcada para dia 10 de Novembro, a partir das 16h30, tendo como palco as ruas da vila do concelho de Lagos, que se transformarão numa verdadeira cena de celebração e comunhão artística.

O espetáculo, organizado pelo projeto Gatilho, da Associação Questão Repetida, em colaboração com a comunidade, terminará com um animado concerto-baile, que promete envolver a todos numa experiência coletiva e inclusiva.

Com o objetivo de integrar teatro, movimento e música, “A Festa em Bensafrim” «inspira-se na rica história e nos mistérios da vila para explorar questões identitárias universais: Quem somos? Onde vivemos? Quem são os nossos vizinhos?», explica a associação Questão Repetida.

jf-quarteira

«A performance convida a comunidade de Bensafrim a refletir sobre seu papel na diversidade local, conectando passado e presente e aproximando gerações», acrescentam os organizadores.

O Gatilho é um projeto artístico que utiliza a arte como ferramenta de inclusão, focando especialmente nas pessoas com deficiência.

O grupo visa abrir caminhos para uma participação ativa no espaço urbano e social, quebrando barreiras de isolamento.

Este projeto pretende unir a comunidade, refletindo sobre os significados de “Gatilho” na vida dos seus membros, explorando como sonhos, escolhas e limitações pessoais moldam o futuro.

Os pilares do projeto “Gatilho” são a diversidade e inclusão, comunidade e identidade, vizinhança e convivência e autonomia e inclusão.

“A Festa em Bensafrim” visa não só explorar a identidade coletiva, mas também envolver todos os habitantes em cada etapa do processo criativo.

Através de temas como a deficiência e coesão social, o projeto incentiva uma sociedade mais inclusiva e consciente, ao mesmo tempo que oferece oportunidades de aprendizagem em artes performativas e aumenta a autonomia e capacidades comunicativas dos participantes do NECI (Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso).

O espetáculo, além de celebrar a cultura local, representa «uma mudança real e duradoura na comunidade, promovendo o diálogo, a aprendizagem e a integração social», acrescenta a Questão Repetida.

 


Pilares do projeto “Gatilho”
1. Diversidade e Inclusão: promovendo um ambiente que acolha a multiplicidade de culturas e experiências, o evento busca revelar o impacto da diversidade em Bensafrim e o papel do Gatilho como conector social.
2. Comunidade e Identidade: A iniciativa reflete a identidade coletiva da vila, reunindo habitantes nativos e novos residentes numa análise das dinâmicas locais.
3. Vizinhança e Convivência: Com o crescimento de novos residentes, surgem também desafios de convivência. “A Festa em Bensafrim” quer fortalecer os laços entre vizinhos e fomentar uma convivência harmoniosa.
4. Autonomia e Inclusão: O Gatilho destaca-se pela missão de ampliar a inclusão em Bensafrim, promovendo uma comunidade mais independente e aberta à diversidade.

 



inframoura

Também poderá gostar

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia