Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ourique prepara-se para promover, de 2 a 17 de Novembro, a terceira edição do ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, a decorrer no Cineteatro Sousa Telles, com entrada livre. 

A sessão de abertura está marcada para dia 2, com a exibição do documentário “África, como eu a vi”, com as presenças de Paulo Fajardo, realizador, e de Ricardo Venâncio, argumentista natural de Ourique. 

O Município destaca ainda, a 7 de Novembro, a exibição do documentário “Almada, entre o rio e o mar”, numa sessão dirigida aos alunos do 2º ciclo, com a duração de 60 minutos e uma conversa com o autor Ricardo Guerreiro.

Banner lateral albufeira

Em nota, a Câmara descreve Hélder Mendes como um «ilustre ouriquense, realizador, pioneiro da televisão em Portugal, está ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal».

Foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa. Filmou a guerra colonial. Mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco. Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera». 

Nos anos 60, logo no início da sua carreira, filmou o documentário «Homens na Falésia», transmitido no programa da RTP “Desporto e Natureza”. Durante o seu trabalho na RTP, foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve.

Filmou e realizou para a televisão portuguesa o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, e transmitido, pela primeira vez, em Julho de 1972.

 

Sul Informação

 

 



vila do bispo

Também poderá gostar

Sul Informação - «Os Crimes do Verão de 1985», um thriller português com densidade e estilo

«Os Crimes do Verão de 1985», um thriller português com densidade e estilo

Sul Informação - Dois.Artistas.Clandestinos regressam a Baleizão

Dois.Artistas.Clandestinos regressam a Baleizão

Sul Informação - Festival Islâmico promove os «laços históricos» de Mértola com o Mediterrâneo

Arquivo Digital do Cante com apoio da CCDR alarga trabalho historiográfico a todo o Alentejo