Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Os Centros Ciência Viva (CCV) algarvios vão ter novos diretores, mas apenas por três dias, no âmbito de mais uma edição da  iniciativa “Hoje Quem Manda Sou Eu”, que volta à Rede de Centros Ciência Viva nos dias 24, 25 e 26 de Outubro.

Esta iniciativa de «divulgação do trabalho e da importância da Rede, promovendo a ciência a nível nacional», passa por uma “troca de cadeiras” entre os diretores e diretoras de Centros de vários pontos do país, para que levem «o seu know-how a diferentes cidades e equipas».

«O que será que trazem de novo? Encontros com cientistas, saídas de campo, espetáculos que misturam arte e ciência, cozinhados em fornos solares, sessões de Astronomia», entre outras atividades.

Banner lateral albufeira

Cristina Veiga-Pires, diretora do CCV do Algarve, ruma ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

«Com as mãos no espaço e a cabeça no mar, traz ao Planetário um “Café de Ideias” dedicado à acessibilidade, diversidade, equidade e inclusão nas equipas CCV. O programa inclui também uma sessão de jogos estratégicos e de tabuleiro, abordando de forma lúdica temas como o Espaço e o Ambiente, além de uma palestra imersiva sobre a Ria Formosa. Para encerrar o evento de forma memorável, a ciência encontra a ficção com uma abordagem única ao universo “Star Wars”. São três dias para iniciar parcerias, tocar a Lua, mergulhar na Ria Formosa e descobrir a Ciência através da ficção», descreve a rede Ciência Viva.

Por seu lado, Paula Robalo, diretora do Centro Ciência Viva do Alviela (Alcanena), ruma até Faro, onde vai estar aos comandos do Centro Ciência Viva do Algarve.

«A “nova” diretora desde Centro chega a Faro com uma mala cheia de novidades onde cabem três dias de cinema ambiental, uma Noite no Museu e um barco movido a energia solar para um passeio pelas estrelas. No Jardim do CCVAlgarve teremos documentários ambientais exibidos no Festival Cine’Eco de Seia e o projeto Rostos da Aldeia e, para os mais pequenos, há curtas de animação, no sábado à tarde, e uma noite muito especial que irá servir de ensaio para o Halloween: é a Noite no Museu. Mas esta diretora não sai de Faro sem proporcionar um passeio pelas estrelas, numa ilha próxima do Centro, que promete conhecimento e conversas com chá e bolinhos de Alcanena», acrescenta.

Em Lagos, a nova diretora será Maria Vicente,  «que vem cheia de energia para liderar a equipa deste CCV. Da programação do “Hoje Quem Manda Sou Eu” fazem parte atividades de identificação e mapeamento de odores na cidade de Lagos, uma sessão com a empresa de turismo “Discover Tours”, que incluirá uma demonstração da tecnologia não invasiva para observação do comportamento de animais marinhos, e uma sessão de cocriação sobre cartografia».

Já Luis Azevedo Rodrigues, o diretor do centro lacobrigense, irá ficar aos comandos da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, no Porto.

«Com uma forte aplicabilidade de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no CCV que dirige durante o ano, Luis Azevedo Rodrigues traz à programação da Galeria da Biodiversidade uma formação de comunicação de ciência em ambientes educativos não formais, incluindo a aplicação de IA em museus e centros de ciência».

«A modelação e fotogrametria 3D (criação de modelos 3D a partir de fotografias 2D) também têm grande presença nas atividades dos três dias, com análise da sua aplicação aos vários contextos de um museu ou centro de ciência. Tomando por base o projeto de divulgação científica “Visible Ape Project”, com a participação do CCV de Lagos através da configuração e impressão de modelos em 3D, as turmas da Escola Ciência Viva vão utilizar modelos impressos para fazerem comparações anatómicas entre diferentes espécies de símios».

João Afonso, diretor do CCV de Tavira, irá passar três dias a Proença-a-Nova, ao CCV da Floresta, onde dará a oportunidade às crianças locais de «utilizar a realidade aumentada para viajar pelo espaço e observar o Sol com a ajuda de um telescópio. Durante o Encontro com o Cientista, a fauna e a flora dos sapais da Ria Formosa vão estar em destaque. E se são especiais entusiastas de Inteligência Artificial (IA), não podem mesmo perder a inauguração da miniexposição “Provérbios aos Olhos da Inteligência Artificial”, um conjunto de imagens geradas por IA a partir da interpretação de provérbios».

Em sentido inverso, viajará a partir de Arcos de Valdevez o diretor do CCV local, José Carlos Fernandes. « Que cheirinho é este na cozinha do CCV de Tavira? É o pão de alfarroba cozinhado em forno solar! E já que a figura incontornável do Padre Himalaya vai estar na base da programação, damos a conhecer a flora portuguesa e medicinal e as suas aplicações para tratamentos de saúde. Venham daí participar numa caminhada interpretativa com recolha de plantas aromáticas e comestíveis», descreve a Ciência Viva.

Mais informação e a programação podem ser obtidas aqui.

 

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Observação do Eclipse Solar em Faro em 2025

Em Faro, o eclipse solar pôs famílias inteiras a olhar para o céu

CCV Lagos

CCV de Lagos comemora 16 anos com muitas atividades, festa silenciosa e DJ

Paleoarte_dinossauros_Créditos Rodolfo Nogueira_1|6A COM CIENCIA_luis_alcalá (1)|Luis Alcalá

Paleontólogo espanhol vem a Lagos mostrar “Como Encontrar Dinossauros Maravilhosos”