O recém-inaugurado Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, concelho de Loulé, será o palco da próxima edição dos Iberian Festival Awards, marcada para 15 de Março de 2025.
Neste evento, «organizadores, produtores, artistas, setores da logística, comunicação e marketing, serviços, entre outros, serão reconhecidos pelo trabalho realizado nos festivais ao longo do ano de 2024. Além dos festivais de música, os finalistas são também outros festivais ‘não musicais’, pró-eventos, venues, artistas/bandas, entidades e fotógrafos/vídeografos, tanto de Portugal, como de Espanha», segundo a Câmara de Loulé.
Ao todo, há 26 as categorias em que serão atribuídos galardões (dois deles Prémios de Excelência). Na maioria delas haverá um vencedor português, um vencedor espanhol e um vencedor ibérico.
O programa contempla ainda quatro momentos musicais, uma festa de boas-vindas, uma área lounge e zona de networking e «uma afterparty onde todos os galardoados terão a oportunidade de celebrar. O evento será transmitido pela TV, rádio e online».
«Além de ser uma forma de distinguir a indústria da música e todos os que dela fazem parte, estes prémios pretendem potenciar as relações ibéricas», conclui a autarquia.
Nas anteriores edições, os Iberian Festival Awards já passaram por cidades como Lisboa, Barcelona, Vigo, Maia e Granada, «sempre com um impacto económico significativo para as host cities».
Ao longo dos anos, «foram mais de 225 os vencedores destes prémios. Já participaram nos Iberian Festival Awards mais de 3750 profissionais e mais de 95 parceiros, media partners ou patrocinadores. Foram quase 40 as atuações nas galas deste evento, que integra a rede Festival Awards Ltd».
Carlos Carmo, vereador dos eventos da autarquia de Loulé e diretor do Festival MED, destaca o impacto económico e mediático que se prevê que este evento venha a trazer para o concelho de Loulé.
«Estamos muito felizes por acolhermos um evento tão prestigiante – no contexto ibérico e europeu – como os Iberian Festival Awards. Não só pela notoriedade que dará ao nosso território, mas pelo retorno que trará, quer em termos económicos, ao nível da hotelaria, restauração ou comércio, quer na projeção mediática, uma vez que serão vários os órgãos de comunicação social que estarão aqui a acompanhar a iniciativa. Estamos, desta forma, diretamente envolvidos nesta organização, e iremos dar o nosso melhor para que esta edição esteja ao melhor nível», segundo o membro do executivo louletano.
«É com muito honra que a 9ª edição dos Iberian Festival Awards chega ao Algarve, mais concretamente a Almancil, no concelho de Loulé. Depois de teatros, centros de congressos e salas de espetáculos emblemáticas nas cidades de Lisboa, Maia, Barcelona, Vigo ou Granada, é a vez do setor dos festivais ibéricos (do promotor ao artista) se reunirem nesta nova infraestrutura e poderem aqui fazer o kick-off da temporada de 2025. Faremos desta uma edição memorável», garantiu, por seu lado, Ricardo Bramão, presidente da Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música, entidade promotora deste evento.