Outono leva Festival Terras sem Sombra de volta à Vidigueira

Música, Património e Biodiversidade vão estar em destaque

A Vidigueira vai ser palco da 20.ª edição do Festival Terras sem Sombra (TSS), que começa a sua digressão de Outono nos dias 21 e 22 de Setembro, com atividades dedicadas à Música, Património e Biodiversidade.

O recital da noite de sábado estará a cargo de dois músicos checos – Lukáš Bařák, um dos mais destacados baixo-barítonos do panorama musical europeu, e a pianista Vendula Galdová – e na dimensão patrimonial (sábado à tarde) o périplo faz-se em torno da história da família dos Gamas e da forma como ela moldou a feição do território de que eles foram senhores e mecenas.

A ação consagrada à biodiversidade, no domingo de manhã, propõe a compreensão das relações que comunidades ancestrais teceram com a paisagem, habitat de valiosos núcleos de fauna e flora.

Este será um fim-de-semana de atividades realizado com o apoio do município local e da Embaixada da República Checa em Lisboa, contando ainda com o vínculo mecenático da Fundação “La Caixa”.

«Com uma Harmonia na Alma: Canções Sacras e Profanas de Dvořák, Janáček e Smetana» é o concerto que no sábado, 21 de Setembro, às 21h30, promete conquistar o público reunido na igreja paroquial de São Pedro, na aldeia de Pedrógão.

A dupla checa, constituída pelo baixo-barítono Lukáš Bařák e a pianista Vendula Galdová, vai cumprir uma viagem musical ao coração do século XIX, através de interpretações de expoentes da composição da época.

​Formado na Academia de Artes Performativas, em Praga, Lukáš Bařák aprofundou os estudos musicais na Universidade de Música e Artes do Espectáculo, de Viena, onde sobressaiu no âmbito da Ópera.

Estreou-se em palco, aos 22 anos, no Teatro da Boémia do Sul, no papel de Fígaro, em As Bodas de Fígaro.

Nos anos seguintes, apresentou-se com diversas orquestras, como a Wiener Concert-Verein e a Orquestra Sinfónica de Praga. Integra o elenco do Teatro Nacional de Praga e é uma figura de referência no panorama operático europeu, com larga aceitação internacional.

Pianista e cravista, Vendula Galdová formou-se na Academia Janáček, em Brno, onde estudou Piano, Pedagogia e Interpretação.

O seu talento foi distinguido em várias competições musicais, como o Young Virtuoso, em Varsóvia (Piano). Aperfeiçoou os conhecimentos em Portugal, completando um estágio no Departamento de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Instituto Politécnico do Porto).

A anteceder o concerto na noite de sábado, a atividade da tarde de 21 de Setembro, marcada para as 15h00, faz-se sob a égide da família dos Gamas.

“Senhores e Mecenas: o Patrocínio Artístico-Devocional de D. Vasco da Gama e dos Gamas” propõe um percurso através de marcos que testemunham o patrocínio da Casa de Vidigueira no plano local, incluindo aspetos curiosos em que o passado vidigueirense se cruza com a história de Portugal, da Europa e do próprio mundo.

A atividade, com o ponto de partida nos Paços do Concelho, é orientada pela historiadora Rosa Trole e pelo historiador de arte José António Falcão, oferecendo uma perspetiva renovadora sobre uma temática ainda pouco conhecida, mas que interessou investigadores como José Palma Caetano e Túlio Espanca.

O programa convida ainda a recuar no tempo para perceber a relação do Homem com a Paisagem através da atividade “Paisagem, Biodiversidade e Arqueologia: da Corte Serrão até ao Rio Guadiana”, marcada para domingo, 22 de Setembro, às 9h30.

A iniciativa convida a um périplo no território e no tempo, para propor aos participantes o entendimento da relação do Homem com a paisagem e as interpenetrações entre os dois elementos.

Com o ponto de encontro no Museu Municipal (Praça Vasco da Gama), esta ação tem por guias dois conhecedores do território, o fotógrafo da natureza Diniz Cortes e o artista plástico Manuel Carvalho.

A 20.ª temporada do Festival Terras sem Sombra prossegue a 12 e 13 de Outubro, no concelho de Odemira.

Toda a programação é de entrada livre.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub