A Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes, vai apresentar o concerto “Os Amigos de Salamanca”, cujo elemento central é o compositor Franz Schubert, na terça-feira, dia 1 de Outubro, às 21h00, na Igreja do Carmo, em Tavira.
«Aos dezoito anos, em 1815, Schubert contava já várias tentativas de escrita para a ópera, o teatro e o singspiel. “Os amigos de Salamanca” foi um esforço levado a cabo até ao fim, de que existe uma abertura e dezoito números musicais divididos em dois atos, que deveriam acompanhar a récita da peça teatral de Johann Mayrhofer», segundo a Orquestra do Algarve.
Neste concerto dão-se também a ouvir duas homenagens a Schubert, «uma sob a forma de variações sobre um tema da sua autoria, por Richard Heuberger nunca ouvida em Portugal, e outra na orquestração das suas danças alemãs, levada a cabo por Anton Webern».
«Ouve-se, por fim, a terceira sinfonia de Schubert, escrita no mesmo ano de 1815 e que o compositor nunca chegou a ouvir ao vivo na sua vida, mas que é a sua primeira obra sinfónica de pleno fôlego e maturidade, que abre caminho a uma sucessão de sinfonias esplêndidas daqui até ao fim da sua curta vida», conclui a orquestra.
Programa:
Franz Schubert (1797-1828)
Abertura de “Die Freunde von Salamanka”
Anton Webern (1883-1945) / Franz Schubert (1797-1828)
“Danças Alemãs”
Richard Heuberger (1850-1914)
Rosamunde, D.797: Entr’actes pós ato III (Nº. 5). Andantino
Franz Schubert (1797-1828)
Sinfonia nº3 em Ré maior
I. Adagio maestoso; Allegro con brio
II. Allegretto
III. Menuetto: Vivace
IV. Presto vivace