Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um novo centro escolar e um forte investimento em obras de requalificação do parque escolar e na ação social escolar e apoios marcam o arranque de mais um ano letivo no concelho de Odemira, anunciou a Câmara Municipal.

Segundo revelou a autarquia, numa nota de imprensa, uma das novidades do ano letivo que está agora a iniciar é o novo Centro Escolar de São Luís, que resulta da beneficiação e ampliação da antiga escola do 1º ciclo e abriu portas no primeiro dia do ano letivo.

Este equipamento representa um investimento na ordem dos 2,2 milhões de euros, com financiamento ao abrigo do Alentejo 2020, e «vem dotar a comunidade escolar de melhores condições de ensino».

Banner lateral albufeira

Já as intervenções previstas «em obras de manutenção e conservação dos edifícios e espaços escolares nos vários Agrupamentos representam um investimento estimado em cerca de 1 milhão de euros, a par do investimento de cerca de 90 mil euros na aquisição de mobiliário escolar».

«Em paralelo, o Município de Odemira tem em fase de contratação a empreitada para a construção do novo Centro Escolar do Almograve, que incluirá Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo do Almograve, e tem em preparação uma candidatura para a requalificação das Escolas Secundária e Damião de Odemira e da Escola Eng. Rafael Amaro da Costa, em São Teotónio, ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência», acrescentou a Câmara.

 

Sul Informação

 

No âmbito da Ação Social Escolar e apoios à Educação, «o Município prevê um investimento de perto de 1,4 milhões de euros. Foram atribuídos vouchers para aquisição de material escolar para cada aluno do 1º ciclo ao ensino secundário, no total de 78.750 euros. No âmbito das refeições escolares o Município prevê que sejam servidos perto de 15 mil almoços (do pré-escolar ao ensino secundário), num valor que ascende aos 940 mil euros. Nos Auxílios Económicos, estão estabelecidos apoios a refeições escolares e Atividades de Animação e de Apoio à Família, prestados através de vouchers para o pré-escolar e 1º ciclo, no valor de 7.300 euros. Uma grande dimensão de investimento no concelho são os transportes escolares, que representam o valor de 365 mil euros em circuitos especiais para cerca de 540 alunos no ano letivo de 2024/25».

Nos primeiros dias do arranque do novo ano letivo, a vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pela área da Educação, Isabel Palma, visitou os cinco agrupamentos de escolas, para contacto direto com as comunidades escolares.

 

Sul Informação

 

A vereadora explica que «a educação é uma prioridade para o Município de Odemira, o que se traduz nos investimentos já realizados e previstos para a melhoria e criação de novas estruturas escolares, para dar resposta a todos os alunos e com melhores condições, assim como otimização dos serviços educativos prestados».

«Com este novo ano letivo também materializamos os objetivos do ODETE – Odemira Território Educativo (revisitado), o projeto educativo do Município, com uma proposta robusta de atividades para os alunos de forma a complementar as suas aprendizagens. Por fim, mas igualmente importante, está a proximidade e valorização do pessoal não docente, equipa fundamental na comunidade escolar que deve no nosso entender estar incluída nos vários projetos de escola e objetivos estratégicos do projeto educativo», disse ainda Isabel Palma.

O concelho de Odemira registou no arranque do ano letivo de 2024/25 «um aumento de 216 alunos face ao ano letivo anterior, no total de 3840 alunos nos vários níveis de ensino na rede escolar pública e privada, o que levou à criação de 9 novas turmas. O Município está a trabalhar para novas respostas de pré-escolar nos Jardins de Infância nas localidades de Foros do Galeado, Zambujeira do Mar e São Teotónio».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



inframoura cada gota importa
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - IPBeja visitou este ano mais de 60 escolas para divulgar oferta formativa

IPBeja visitou este ano mais de 60 escolas para divulgar oferta formativa

Sul Informação - Alentejo: Entidade Regional de Turismo prepara plano de atividades para 2025

Alentejo 2030 já aprovou 371 projetos com 200 milhões de euros de fundos europeus

Sul Informação - Alunos do Colégio de Vilamoura voltam a partilhar Camões fora de portas

Alunos do Colégio de Vilamoura voltam a partilhar Camões fora de portas